São Paulo, domingo, 24 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Índice

Compra é saída de apenas 5,5%

free-lance para a Folha

Apenas 5,5% dos inquilinos que deixaram de pagar aluguel no ano passado tinham um motivo para comemorar: a compra de um imóvel próprio.
Para os demais paulistanos que devolveram os imóveis alugados, as saídas foram a transferência de cidade (15,6%) e a mudança para a casa de parentes (11,7%).
Questionados sobre as razões de deixar de pagar aluguel, metade dos inquilinos respondeu que encontrou um imóvel mais barato, segundo pesquisa realizada no ano passado pelo Secovi-SP (sindicato das construtoras e imobiliárias).
O sindicato prevê que neste ano o mercado de locação permanecerá estável. "Com a previsão de fechar o ano com 7% de inflação, o mercado não deve ser afetado", diz Sergio Abrantes Lembi, vice-presidente do Secovi-SP.
A perspectiva do setor é de um pequeno aumento nos valores das unidades de um dormitório e uma redução nos preços dos apartamentos de dois e três quartos.
Outra tendência para 99 é a maior procura por imóveis com aluguéis de até R$ 600.
O Secovi-SP aponta uma crescente mudança de locatários de apartamentos para casas, para fugir do condomínio -que em São Paulo equivale a cerca de 30% do valor médio do aluguel.



Texto Anterior | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.