São Paulo, domingo, 26 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A FUGA DAS GOTINHAS

Aparelhos ultra-sônicos ou de gás hélio são precisos

Arsenal e teste caseiro revelam furo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A dona-de-casa Iraci Piscinato, moradora da Água Fria (zona norte), assustou-se ao ler R$ 850 no boleto da Sabesp. "O meu consumo de água era de R$ 30 por mês e suspeitei de vazamentos, pois tinha reformado as tubulações havia pouco tempo."
Piscinato acionou uma empresa que dizia ter aparelhagem de detecção, mas os técnicos chegaram "de mãos abanando".
"Desconfiei do serviço e chamei outra, que descobriu uma ligação incorreta dos canos", conta, aliviada mesmo tendo pago a mais para o problema "pedir água".
Para não entrar ainda mais pelo cano, quem enfrenta vazamento precisa verificar a qualificação da empresa que vai chamar.
"Muitas dizem ter equipamentos, mas causam quebradeira no lugar errado", alerta o técnico em hidráulica Leo Caprara, 43.
Uma medida do poder de fogo da "caça-vazamentos" são suas armas para a batalha. Na linha de frente, o geofone mecânico atua como estetoscópio: o barulho mais alto (como pipoca estourando) indica o local do vazamento.
Segundo o professor Edivaldo Ferreira da Silva, 39, do curso de hidráulica do Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), vazamentos mais distantes da superfície pedem geofone eletrônico, que amplifica sons.

Receita caseira
Às vezes nem ele é suficiente. Caprara, que trabalha para empresas como Soluções Hidráulicas e Sóhidrômetro, lembra que, "para vazamento a 6 m de profundidade, sob laje de 20 cm de espessura", é preciso munição pesada -ou mais leve que o ar, no caso: injetar gás hélio nos canos.
Antes de chamar um profissional, vale lançar mão de "receitas caseiras" para achar o problema, como jogar cinza de cigarro no vaso sanitário -a água que vaza a leva para a saída de esgoto. (GG)


Texto Anterior: "Caça-vazamento" estanca gasto excessivo
Próximo Texto: Panorâmica - Casa própria: Santander Banespa lança plano com 20 anos de mensalidades fixas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.