São Paulo, domingo, 27 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Staging" completa trabalho do corretor

Imobiliárias atentam mais para serviços de manutenção, como os de reforma das redes hidráulica e elétrica

As empresas até dão sugestões pontuais sobre a arrumação dos imóveis para a venda, mas isso não é comum

Luciana Whitaker/Folhapress
Duas semanas após a realização do "home staging", o arquiteto Marco Khair recebeu boa proposta para vender seu apartamento de cobertura no Rio

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O imóvel com boa aparência é vendido em cerca de 90 dias; um em más condições demora no mínimo o dobro. O cálculo é do Sciesp (Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo).
Ciente dessa disparidade, o próprio corretor e a imobiliária costumam orientar os clientes a melhorar o visual da propriedade para agilizar as negociações. Mas, em geral, limitam-se a sugerir reformas construtivas e se esquecem da decoração.
"O corretor e a imobiliária indicam profissionais de manutenção, como encanador e arquiteto, mas não diretamente o especialista em preparação para a venda ["home stager']", diz o presidente do Sciesp, Alexandre Tirelli.
A vantagem da encenação é utilizar truques para criar identificação com o visitante.
"É comum o especialista usar objetos como uma bola ou uma bicicleta no quarto das crianças", exemplifica o diretor de comercialização e marketing do Secovi-SP (sindicato do setor imobiliário), Luiz Fernando Gambi.
Mas os decoradores devem estar atentos às especificações de móveis e objetos. "É proibido utilizar os que estejam fora do tamanho real; isso engana o consumidor."

ARRUMADINHO
O dentista Marco Aurelio Chioro dos Reis, 45, descobriu o "home staging" em uma viagem à Dinamarca e, quando procurava um apartamento no Brasil, escolheu um que estava encenado.
"Eu entrei no apartamento todo arrumadinho e projetado e me apaixonei", conta.
Chioro levou em consideração a facilidade de não ter que fazer manutenção e pintura -mas não só. "O imóvel estava com a cozinha planejada, a parede texturizada e o escritório montado. Havia flores e quadros que o tornaram bem aconchegante."
O arquiteto Marco Khair contratou o "home staging" para vender sua cobertura no Rio. "Em 15 dias, recebi uma boa proposta. O trabalho foi fundamental para organizar os cômodos e criar uma limpeza visual", considera.
(CP)

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Preço inclui material usado nas reformas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.