São Paulo, domingo, 27 de abril de 2008

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PRIMO NOVO-RICO

Operação urbana prevê prolongamento de via para desafogar viadutos

Trânsito local preocupa associação de moradores

DA REPORTAGEM LOCAL

A chegada do mais novo morador da Pompéia parou o bairro. No dia da inauguração do Bourbon (30/3), foram registrados congestionamentos no entorno do cruzamento das avenidas Pompéia e Francisco Matarazzo com a rua Turiaçu.
O estacionamento do shopping, com 3.000 vagas em cinco de seus nove andares, lotou.
Os transtornos poderiam ter sido menores se a prefeitura tivesse realizado as obras viárias custeadas pelo empreendimento, como mostrou reportagem da Folha de 15 de abril.
Para poder construir mais do que o permitido pela Lei de Zoneamento, o Grupo Zaffari, dono do shopping, pagou R$ 6 milhões ao fundo da Operação Urbana Água Branca -que acumula R$ 36,3 milhões e prevê melhorias na região.
"O shopping é bem-vindo. A Pompéia já atrai moradores de poder aquisitivo mais alto", afirma Maria Antonieta Lima e Silva, presidente da Associação Amigos da Vila Pompéia.
Mas a associação reivindica o prolongamento da avenida Auro Soares de Moura Andrade até a rua Carijós, próxima à avenida Santa Marina.
"Desafogará os viadutos Lapa, Pompéia e Antártica", completa Cleverson Ferraz, diretor da imobiliária Cleverbill.
A intervenção está no quadro de obras da operação Água Branca, diz a assessoria da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização). "Mas depende da relocação de ferrovias e de entendimentos com a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos]", informa.
Para a subprefeita da Lapa, Luiza Nagib Eluf, "o shopping evita deslocamentos maiores da população das redondezas, mas gera trânsito local".

Velho trânsito
"Quem tinha de dirigir por meia hora até [os shoppings] Pátio Higienópolis e Villa-Lobos chega ao Bourbon em cinco minutos", concorda o diretor da Lopes Carlos Kapudjian.
Mas os engarrafamentos já tinham chegado à Pompéia antes do Bourbon. "O trânsito vive em constante mutação, com troca de mãos de ruas e colocação de semáforos", diz o publicitário Gilmar Altamirano, da Appa (Associação Pompéia de Preservação Ambiental).
Morador do bairro há 20 anos, ele diz acreditar que o shopping, somado a jogos e eventos no Palmeiras, exigirá que motoristas exercitem mais o controle de embreagem nas ruas íngremes da Pompéia. (DF)

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