São Paulo, domingo, 27 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR DENTRO DA VILA MARIANA

Estrada de ferro deu origem ao bairro

da Reportagem Local

A região da Vila Mariana, na zona sudoeste de São Paulo, ficou conhecida, durante o século 18, por nomes como Meio Caminho do Carro e Rancho dos Tropeiros.
A denominação Meio Caminho do Carro surgiu em alusão à estrada que ligava São Paulo ao município de Santo Amaro.
O termo Rancho dos Tropeiros apareceu com as tropas de burros e cargueiros vindos de Sorocaba e Itu, no interior do Estado, que faziam ali seu ponto de parada.
Em 1820, famílias começaram a se instalar em fazendas na região. Alguns moradores formavam pequenas vilas, sobrevivendo apenasdos alimentos produzidos em suas propriedades.
A origem do bairro está ligada à pequena estrada de ferro criada pela Companhia Carris de Ferro,que ligava a capital a Santo Amaro, cujo percurso passava pelo centro de Vila Mariana.
Em 1885, Carlos Eduardo de Paula Petit conseguiu autorização para instalar a primeira escola pública na região.
Ela foi batizada em homenagem aos nomes de sua mulher, Maria, que foi a primeira professora da escola, e de sua mãe, Anna.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.