São Paulo, domingo, 29 de agosto de 2010

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mude!

Test-drive de móveis

Demonstração e consignação de objetos sem custo são diferenciais das lojas de decoração

Adriano Vizoni/Folhapress
DE OLHO NO ESPELHO
A empresária Nícia Monteiro Alves, 59, foi surpreendida pela sugestão da loja de levar algumas peças "para ver como ficava" sua sala. Acabou comprando, além do espelho, mesa de vidro, jogo de sofá e rack

CAROLINE PELLEGRINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se nem roupa nem carro se compra sem experimentar, por que a decisão por um sofá ou por um tapete deve ser feita na base da trena?
Para ajudar na escolha do que cai melhor na casa do cliente -e, claro, aumentar as vendas-, lojas de decoração de São Paulo começam a oferecer demonstração e consignação de peças.
A quem sente dificuldade em imaginar como ficará o ambiente, elas emprestam móveis e objetos para serem testados em casa.
"Eu não conhecia o serviço, mas ajudou muito a decidir. Não dá para ficar trocando os tapetes só porque não gostei", afirma a professora Karina Zalasar Saiçal, 35.
Além do "empréstimo", as lojas ainda se encarregam do transporte."Oferecemos a consignação, levamos e buscamos os itens sem custos para o cliente", explica Marcílio Marques, gerente da Casa Fortaleza.

VER PARA CRER
Os itens que mais causam insegurança são aqueles com maior valor e que, em geral, marcam a decoração.
O grande risco neste caso é o de comprar mais do que o planejado. Se o cliente optar pela demonstração, as lojas costumam enviar também peças menores que componham o ambiente, como lustres, tapetes e esculturas.
"É como se fosse uma garantia do produto, de que vai ficar bom", considera a arquiteta Karina Afonso.
A tentação de ficar com todas as peças não é pequena, mas o cliente não é obrigado a ficar com nada, nem a pagar pelo "empréstimo".

REGRAS
Para usar o serviço, é necessário fazer um pedido provisório, que inclui vistoria das peças. O cliente deixa um cheque caução como garantia da devolução. Já o tempo para que o móvel ou objeto fique com ele pode variar de um dia a um mês.
"As pessoas ficam tempo suficiente para mostrar à família e aos amigos", diz a diretora da Secrets de Famille, Bettina D'Archemont.
Apesar das vantagens que o serviço proporciona, é preciso ter alguns cuidados ao aceitar a consignação.
O Procon-SP recomenda que seja feito um documento em duas vias, para o consumidor e para a empresa, em que esteja claro o prazo para devolução, a quantidade e as características dos objetos.
Também deve estar especificado o valor cobrado em caso de danos aos produtos.
Para quem contratou um arquiteto, a demonstração é feita sem necessidade de garantia em lojas parceiras do profissional. Nesse caso, fique atento aos preços para saber se são os melhores.


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