São Paulo, domingo, 31 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aproveite para mudar a posição das peças

free-lance para a Folha

O momento da reforma é a melhor ocasião para reformular a divisão do espaço no banheiro.
Durante a obra, é possível mudar as louças de lugar (se a localização da coluna de água permitir), instalar a banheira "dos sonhos" e aplicar pequenas soluções para valorizar o local.
Para a dupla de arquitetas Simone Mantovani e Cândida Tabet, o ideal é "produzir um banheiro moderno e prático, que atenda as necessidades das pessoas que frequentam o local". Daí a indicação de peças e materiais fáceis de encontrar, de instalação ou colocação rápida e simples manutenção.
Para elas, uma cor ideal é o branco, que "amplia o local e dá a idéia de limpeza". Como sugestão para aproveitar melhor o espaço disponível de um banheiro pequeno, elas propõem a substituição dos armários por prateleiras ou nichos. Nesse caso, uma boa idéia é utilizar uma prateleira que ocupe toda a parede, com o lavatório encaixado nela.
Outra dica, desta vez dada pela consultora Sueli Inácio dos Santos, que há mais de três anos presta assessoria para reformas comerciais e residenciais, é utilizar o espaço debaixo da pia. "É um espaço morto que, se não for ocupado por um gabinete, vai acabar vago."
Retirar o bidê e utilizar seu espaço para aumentar o boxe, colocar uma banheira ou um armário é outra idéia. "Bidê está fora de uso. Só as pessoas que já estão habituadas ainda utilizam a peça."
Para quem não abre mão de uma banheira, Sueli informa que é possível encontrar no mercado exemplares com 120 cm por 79 cm, ideais para banheiros enxutos.

Cores neutras
Existe um tipo de iluminação apropriada para banheiros. São lâmpadas blindadas, que aguentam melhor o vapor do local, chamadas de par-halógenas.
"Elas podem ser colocadas dentro do boxe e próximo ao chuveiro", diz a consultora.
Quanto às cores mais indicadas para revestimentos, Sueli sugere os tons pastel e as cores neutras, como o bege e o branco. "Louças nessas cores são fáceis de encontrar."
Mas isso não exclui as cores mais fortes. "Não existe regra para a combinação de cores. O que importa é a harmonia do conjunto."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.