São Paulo, quarta-feira, 01 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Malware ameaça Dia da Mentira

STEFHANIE PIOVEZAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A internet é repleta de boatos e, no 1º de Abril, eles se renovam. De blogs desconhecidos a empresas gigantes, muita gente participa das brincadeiras do Dia da Mentira.
"O Google é uma empresa séria. Não vamos mais fazer isso." Quem não conhece a tradição do buscador em lançar serviços engraçados -e falsos- no 1º de Abril poderia cair no chiste de Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil.
A empresa já divulgou, no dia, a possibilidade de transformar o Orkut em "Yogurt". Também anunciou que imprimiria e enviaria pelo correio, de graça, e-mails de usuários.
Por outro lado, foi em 1º de abril de 2004 que a empresa lançou o Gmail.
Neste ano, seja verdade, seja brincadeira, "haverá surpresas", diz Ximenes.
Além do Google, Facebook -ao permitir dar safanões em amigos da rede social no mundo real-, eBay -que divulgou o esqueleto de uma fada real- e Wikipédia -que disse poder ser adquirida pela "Encyclopaedia Britannica"- já aderiram ao Dia da Mentira.
Mas nem só de brincadeiras vive a rede na data. Especialistas em segurança afirmam que o Conficker -vírus que já contaminou milhões de computadores- vai mudar de tática hoje.
Para alguns engenheiros, o vírus vai atacar em massa. Outros afirmam que será apenas um estratégia de fortalecimento, sem grandes estragos.
O conselho é atualizar o sistema operacional Windows e o antivírus.
Além disso, a Microsoft tem um site apenas para dizer como lidar com a ameaça (tinyurl.com/micconf).


Texto Anterior: Guerra: Jogo deve se passar no Rio de Janeiro
Próximo Texto: Eventos on-line: Acontece na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.