São Paulo, quarta-feira, 01 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa de nicho ajuda a localizar informações on-line

MARCUS VINÍCIUS BRASIL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com a rede cada vez mais abarrotada de conteúdo, contar com apenas uma ferramenta de busca genérica pode não ser suficiente. Existem mecanismos que fazem pesquisas de nicho e vasculham por sites de uma determinada categoria.
Procurando por algum blog? Ferramentas como o Technorati (technorati.com) e a pesquisa de blogs do Google (blogsearch.google.com) são bem mais recomendadas do que um sistema que varra a rede toda.
Quem estiver à procura de blogs de música não deve perder tempo. Vá direto ao Hype Machine (hypem.com), que reúne alguns dos principais endereços musicais da rede. Blogs de tecnologia também podem ser encontrados no TechMeme (www.techmeme.com).
Já sites como o Rapidsearch (rapidsearch.infobind.com) vasculham por dezenas de servidores -entre eles o Rapid- Share e Zshare. O foco são os arquivos desses portais.
"Hoje, o desafio é fazer com que as pessoas encontrem o que desejam de maneira mais fácil e rápida", diz Fabio Boucinhas, diretor de produtos do Yahoo!. Para isso, as grandes empresas contam com a ajuda do usuário para fazer da rede um lugar menos bagunçado.
Uma das ferramentas de busca mais interessantes do Yahoo! é o Search Monkey, que aposta no poder da personalização. Você pode procurar em endereços específicos ou por formatos como PDF e RSS.
"Hoje a busca na internet está mais centrada em torno do usuário do que antes. Nós precisamos da ajuda das pessoas para selecionar os resultados mais relevantes", diz Emmanuel Evita, do Google.
A empresa inaugurou, na versão em inglês do site, uma ferramenta que permite ao usuário elencar os melhores resultados e fazer comentário sobre eles, incorporando o conceito que tornou o site de recomendações Digg um sucesso.
"Outra tendência é a web semântica", diz Boucinhas. A tecnologia pretende tornar as ferramentas de procura inteligentes ao ponto de entender a intenção do usuário ao colocar alguma palavra-chave no campo de busca.
Por enquanto, a pesquisa social pode ser uma saída quando todo o resto tiver se provado ineficaz. Não encontra algum site e já desistiu de procurar pelos meios tradicionais? Experimente perguntar para seus seguidores no Twitter, ou usar o Yahoo! Respostas, que conta com mais de 11 milhões de usuários -quando a tecnologia não é suficiente, a saída é confiar na sabedoria dos seres humanos.


Texto Anterior: Conheça redes sociais temáticas
Próximo Texto: Busca: Google permite criar mecanismo personalizado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.