São Paulo, quarta-feira, 01 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Use softwares que já vêm com o sistema

BÁSICOS - Windows e Mac OS X oferecem programas para edição de vídeo, o Movie Maker e o iMovie, respectivamente

DA REPORTAGEM LOCAL

Os sistemas operacionais mais populares -Windows, da Microsoft, e Mac OS X, da Apple- já incluem softwares competentes para edição básica de vídeo.
Com eles, você pode adicionar transições entre cenas, aplicar efeitos como sépia e preto e branco e acrescentar títulos iniciais e créditos finais aos seus filmes caseiros.
Usuários do Windows podem recorrer ao simples e competente Movie Maker, que surgiu pela primeira vez no Windows Me (2000). O desenvolvimento do software foi descontinuado depois do lançamento do Vista (2007) e retomado recentemente.
Rebatizado de Windows Live Movie Maker, ele está em fase beta (de testes) e pode ser baixado gratuitamente em down load.live.com/moviemaker.
O programa foi redesenhado e adotou um visual semelhante ao do Office 2007.
Como é uma versão preliminar, alguns recursos ainda não funcionam. Além disso, ela roda somente no Windows Vista e em seu sucessor, o Windows 7, previsto para 22 de outubro -usuários do XP ficam de fora.
A versão final do Windows Live Movie Maker, promete a Microsoft, será lançada ainda neste ano.
No XP, para abrir o Windows Movie Maker, clique no menu Iniciar. Em Programas, localize o item Windows Movie Maker e clique nele.

Mac
Usuários de computadores da Apple contam com o iMovie, parte do pacote multimídia iLife, incluso no sistema operacional da empresa, o Mac OS X.
Fácil de usar, mas com bons recursos avançados, o iMovie tem a interface elegante, à maneira dos demais produtos da empresa fundada por Steve Jobs.
A versão mais recente, a "09, lançada em janeiro, traz novidades como mapas animados que podem ser incluídos em vídeos de viagens, um sistema de estabilização para atenuar imagens tremidas e um modo de edição com maior precisão.
Veja, ao lado, algumas dicas para incrementar seus vídeos usando o Windows Movie Maker e o iMovie.

Configurações
Para editar vídeos sem sobressaltos, o ideal é ter uma máquina com boas configurações -um processador potente, uma boa quantidade de memória RAM e uma placa de vídeo poderosa.
Um conjunto adequado para esse fim inclui um chip de núcleo duplo, como o Core 2 Duo, da Intel, 2 Gbytes de memória e uma placa de vídeo com 256 Mbytes.
Configurações inferiores não impedem você de editar vídeos, mas podem tornar o processo mais lento e menos fluido.

Full HD
Estão caindo os preços das câmeras capazes de filmar em Full HD (1.920x1.080), melhor qualidade disponível atualmente para o consumidor final.
Se você for editar vídeos com essa resolução, prepare-se para ter à disposição configurações ainda mais parrudas.
(RAFAEL CAPANEMA)


Texto Anterior: Filme será feito com câmera SLR
Próximo Texto: Conheça os melhores programas profissionais para edição de vídeo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.