São Paulo, quarta-feira, 01 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudança para sistema digital abre espaço para TV no telefone

ROY FURCHGOTT
DO "NEW YORK TIMES"

Muitos meios de comunicação têm se concentrado em noticiar a quantidade de pessoas que estão perdendo parte de seu sinal de recepção desde a mudança definitiva para a televisão digital nos EUA, no mês passado.
De imediato, cerca de 3 milhões de casas ficaram sem acesso à TV porque não haviam feito a mudança de seus sistemas de recepção do analógico para o digital.
Mas um grupo de pessoas irá ter mais canais de televisão do que costumava -pelo menos, em seus telefones. Isso porque a mudança acabou liberando as antigas ondas analógicas, que abrem espaço em 15 novos mercados para a emissora Flo TV (www.flotv.com) realizar suas transmissões específicas para aparelhos portáteis.
Até o fim do ano, o total de regiões servidas deve chegar a algo em torno de cem grandes áreas metropolitanas nos EUA.
Embora o sinal use as mesmas frequências da antiga TV analógica, ele é especialmente codificado. Então, se alguém espera assistir à Flo TV em um aparelho antigo, anterior aos digitais, não vai ter sorte.
O serviço, disponível pela Verizon e pela AT&T, custa de US$ 15 a US$ 25 por mês, mas só pode ser recebido em alguns modelos de telefone celular.
A Flo TV promete quatro novos aparelhos portáteis para este ano. Além disso, fechou um acordo com a Audiovox, que irá produzir um sistema de entretenimento para carros.
Alguns analistas têm questionado a ideia de comercializar para telefone os serviços de assinatura de TV, especialmente quando dispositivos como o Slingbox permitem que seus proprietários assistam, em seus celulares, a programas que são enviados gratuitamente a partir de aparelhos instalados nas suas casas.
Mas as empresas de telefonia têm normalmente uma cláusula em seu contrato de serviço que impede o uso "excessivo" dos dados. A AT&T vai além e barra especificamente os aplicativos de telefone que transferem vídeo a partir de recursos via rede telefônica (mas as pessoas ainda conseguem assistir a um vídeo transmitido por meio uma conexão Wi-Fi).
A Flo TV retransmite programas da CBS, NBC, Fox, ESPN, Viacom e de outros canais. Ela também transmite alguns programas originais.


Tradução de FABIANO FLEURY DE SOUZA CAMPOS


Texto Anterior: Televisão: Serviço de alta definição ainda tem poucos canais
Próximo Texto: Canais abertos: Net apresenta serviço mais barato de alta definição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.