São Paulo, quarta-feira, 01 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Plano de banda larga pode ter limitações

NÃO TÃO RÁPIDO >> Restrições incluem quantidade mensal de transferência de dados, além de baixa velocidade de upload

DA REPORTAGEM LOCAL

Assinar um plano de banda larga significa adentrar em um mundo de altas velocidades e nenhuma limitação, certo? Não necessariamente.
As prestadoras costumam impor restrições que, desde que explicitadas em contrato, não são ilegais.
São comuns hoje pacotes de "internet rápida" que custam menos de R$ 50 por mês, incluindo ainda TV a cabo e linha fixa de telefone. Apesar de esses planos serem um avanço para quem está acostumado à conexão discada -afinal, não se ocupa a linha telefônica-, a velocidade não costuma ser muito melhor. Há casos em que ela é de 100 Kbits/s, pouco maior do que a dos antigos modems de 56 Kbits/s.
Para ter uma idéia, o down- load de uma música de 5 Mbytes a 100 Kbits/s demora cerca de oito minutos, ante aproximadamente 12 segundos em uma conexão de 4 Mbits/s, considerada boa.

Cotas
Mas os planos baratos não são os únicos a sofrer limitações. Talvez você não saiba, mas sua prestadora de banda larga pode já estar impondo restrições à quantidade mensal de transferência de dados. Esse valor, geralmente referido como "franquia de consumo", costuma ser proporcional à velocidade do plano: por exemplo, 20 Gbytes para 2 Mbits/s, 40 Gbytes para 4 Mbits/s e assim por diante.
Se você atingir a cota estabelecida no contrato, pode ter a velocidade reduzida até o final do mês, pagar pelos Mbytes excedentes ou desembolsar uma quantia extra se quiser continuar transferindo dados pela velocidade normal.
O argumento das prestadoras é evitar que os chamados "heavy users" (usuários pesados), que baixam dezenas de filmes e músicas, por exemplo, sobrecarreguem a rede.
Observe também que a velocidade de upload (subida de dados) é geralmente bem menor que a de download -isso significa que enviar arquivos será muito mais demorado do que recebê-los. Há casos em que a velocidade de upload representa apenas 10% da de download.
Deve-se levar em conta que nem sempre a navegação atingirá a velocidade nominal do plano, já que ela depende de fatores externos como a capacidade dos servidores onde as páginas estão hospedadas, o número de pessoas conectadas ou mesmo problemas no computador do usuário.
Para testar a velocidade da sua conexão, acesse www.speedtest.net. (RC)

BANDA LARGA DO BRASIL É UMA DAS PIORES
A conclusão é de um estudo com 42 países divulgado pela Cisco. Segundo a pesquisa, a internet rápida no país é insuficiente para ver vídeos no YouTube, baixar pequenos arquivos e navegar pela rede

"ESSA TURMA NIGUÉM PASSA PARA TRÁS"
O manual produzido pelo Idec com outras entidades aborda, com ilustrações de Michele Iacocca, problemas de consumo para crianças (tinyurl.com/criadec; gratuito, pede cadastro)


Texto Anterior: Por trás de uma tentação
Próximo Texto: Protesto on-line: Reclame Aqui reúne questionamentos de consumidores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.