São Paulo, quarta-feira, 01 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FAMÍLIA
Programas gratuitos constroem árvores genealógicas; sites ajudam a encontrar antepassados
Web é ferramenta para conhecer ancestrais

ALEXANDRE VERSIGNASSI
DA REPORTAGEM LOCAL

Imagine uma ferramenta de busca capaz de lhe dizer quem são seus antepassados a partir do seu sobrenome. É exatamente isso que os sites de genealogia pretendem ser. Eles pesquisam em bancos de dados que, dependendo do caso, podem ter milhões de sobrenomes listados.
O www.ancestry.com, por exemplo, consulta uma base de 600 milhões de sobrenomes. Caso o seu esteja lá, ele mostra as árvores genealógicas em que o nome aparece. Alguns dos nomes encontrados vêm com informações como data de nascimento, de morte, descrição física e profissão, que podem ajudar na hora de checar se os indivíduos encontrados são de fato seus parentes distantes.
Vários outros sites seguem modelos parecidos, nos quais a busca parte de um sobrenome e vai se aprofundando. É o caso do www.surnameweb.org, que consulta uma base de dados equivalente à do Ancestry.
Outras páginas que podem ser úteis na busca por antepassados são a World Connect Project (http://worldconnect.genealogy.rootsweb.com/cgi-bin//igm.cgi) -que permite procurar antepassados por país e ano de nascimento-, a Surname Helper (http://surhelp.rootsweb.com/srchall.html) e a www.ancestralfindings.com.
Além dos sites gratuitos, também há programas pagos que dão acesso a bancos de dados com sobrenomes. Entre eles, um dos mais populares é o "Genealogy Detective" (US$ 24,95 em www.genealogydetective.com).
Esses sites e programas costumam se alimentar de árvores genealógicas colocadas na rede por internautas. E, se você quiser pôr a de sua família na rede, há alguns programas gratuitos que ajudam.
O "GenoPro" (www.genopro.net), por exemplo, é tão simples quanto um editor de textos, permitindo construir árvores em poucos minutos. Já para colocá-las no ar, é bom consultar um guia na rede. Um completo, e em português, está em http://members.tripod.com/CybelleF/Engler/arvore2.htm.



Texto Anterior: Equipe decifra código secreto
Próximo Texto: Panorâmica: Conselho da Lycos aprova fusão com Terra Networks
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.