São Paulo, quarta-feira, 01 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reportagem de capa

Portáteis são roubados no trânsito de SP

FIQUE DE OLHO Quadrilhas colocam olheiros em aeroportos e em hotéis e depois atacam as suas vítimas nas ruas da cidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Os notebooks permitem que você possa carregar documentos de trabalho e sua vida digital para qualquer lugar. E é pela facilidade de revenda do aparelho e de suas peças que eles se tornaram o alvo favorito de quadrilhas -modelos roubados de R$ 5.000 são vendidos por cerca de R$ 500.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, com o reforço na segurança dos locais mais visados, os assaltantes procuraram outros meios para realizar os ataques. Agindo em grupo, um deles permanece no saguão do aeroporto, por exemplo, procurando por alguém que esteja carregando uma maleta com notebook ou até mesmo usando o aparelho. Ele aguarda até que a pessoa pegue um táxi e, então, informa seus colegas sobre a placa do veículo e a descrição da vítima.
Dirigindo motocicletas, os assaltantes identificam o veículo e o perseguem até o momento que o carro parar em um semáforo ou no local de destino para agir. O ladrão, na maioria das vezes, usa arma.

Precaução
As delegacias dos aeroportos e o Deatur (Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista) recomendam que as vítimas não reajam e entreguem o aparelho e o que mais o bandido solicitar.
Caso você tenha o seu notebook roubado, a primeira medida a ser tomada é se dirigir à delegacia da região e fazer o boletim de ocorrência. No caso dos aeroportos, há delegacias prontas para atender turistas e estrangeiros.
Para evitar o aumento do número de roubos nos locais de risco, que chegou a 46 furtos e oito roubos no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, em 2005, a polícia se aproximou da Infraero para observar o movimento das quadrilhas.
Há também um esquema de rondas dentro e nas imediações dos aeroportos e dos hotéis e nos locais mais visados na cidade de São Paulo. A Rocam (Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas) da tropa de choque da Polícia Militar pára motoqueiros em diversos pontos da cidade para prender os assaltantes. (GP)


Texto Anterior: Beleza roubada
Próximo Texto: Americana teve aparelho roubado de dentro do táxi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.