São Paulo, quarta-feira, 01 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tome medidas para proteger seus dados

PRECAUÇÃO Em caso de roubo do notebook, o prejuízo será menor se as informações estiverem copiadas em outros lugares

DA REPORTAGEM LOCAL

Com os bandidos de olho na jóia que é um computador portátil hoje, cabe ao usuário tomar medidas de segurança para evitar ser alvo fácil dos criminosos. Um dos principais meios para se precaver é tentar não mostrar aos bandidos que você está de posse de um notebook.
Ao ser assaltado, além de levarem um caro aparelho, os bandidos levam informações importantes.
Especialistas sugerem evitar carregar o notebook para todos os lados. "Só leve o aparelho para o escritório, por exemplo, se for estritamente necessário, para evitar dar bandeira", diz Rogério Rodrigues Santos, coordenador de marketing do Grupo GR, empresa que presta serviços de segurança.
No caso de você precisar andar com o laptop, e como não se pode prever como e quando os assaltantes agirão, é necessário fazer o backup dos arquivos mais importantes.

Cópia de segurança
O backup é a cópia dos arquivos existentes no computador para um outro local, como um CD ou um DVD, um disco rígido externo ou um pen drive. O intuito de fazer essa cópia é que, caso você perca os dados ou tenha o computador roubado, as informações possam ser restauradas e utilizadas novamente.
É possível fazer cópia de praticamente todos os dados existentes na máquina, como contatos de e-mail, fotos pessoais, vídeos e arquivos de texto do Word.
Um bom acessório para o armazenamento e transporte de dados é um pen drive. Ele é um dispositivo compacto que se parece com um chaveiro e é constituído por uma memória flash, que se conecta por uma porta USB e oferece duração média de dez anos.
Usando um pen drive de 128 Mbytes, por exemplo, você pode carregar muitos arquivos de texto da sua casa para o escritório. "Tem gente que leva o notebook para o trabalho apenas porque precisa passar para o seu computador do escritório um arquivo de texto", comenta Santos. "Para isso, o melhor é utilizar um pen drive, que funciona como os disquetes de anos atrás."
Para quem precisa fazer cópia de segurança de arquivos pesados, pen drives de mais de 1 Gbyte -hoje alcançam até 4 Gbytes- podem sair caro. A solução mais em conta é ter um gravador de DVD. Cada disco com camada simples pode guardar até 4,7 Gbytes e, dependendo da marca e da qualidade, cada mídia custa, em média, R$ 3.
Já quem pode investir um pouco mais na sua segurança, deve procurar ter um disco rígido externo conectado ao notebook. Dependendo do seu espaço de armazenamento -há discos rígidos de mais de 200 Gbytes- é possível copiar todos os dados importantes.
Especialistas recomendam que o backup seja uma medida de segurança realizada periodicamente pelo usuário. Dependendo da quantidade de informações importantes do seu trabalho, por exemplo, uma atualização deve ser feita mensalmente ou em intervalos menores -há quem ache necessário fazê-la todos os dias. (GP)


Texto Anterior: Dados preciosos
Próximo Texto: Cópia de segurança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.