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Seguro pode garantir reposição
Usuário deve estar atento às coberturas oferecidas e às exclusões contratuais
DA REPORTAGEM LOCAL
O alto investimento para
comprar um notebook novo
pode ir por água abaixo se o
aparelho for levado em um assalto. Para garantir a reposição
do portátil nesses casos, muitos
usuários optam por fazer um
plano de seguro.
Há empresas que oferecem
aos seus clientes uma apólice
específica para laptops, que cobre desde roubos e furtos qualificados até danos elétricos
ocorridos no computador.
"Para contratar um seguro de
notebook, é necessário entrar
em contato com um corretor,
que fornecerá todas as informações sobre o que o plano oferece quanto à cobertura e o que
ele exclui", explica Adilson Pereira, diretor de ramos elementares da Porto Seguros.
"As coberturas mais comuns
são contra o roubo, quando o sinistro acontece na frente da
pessoa e ela é ameaçada com
uma arma. O furto qualificado é
quando há o arrombamento de
uma casa, por exemplo", completa Pereira.
A taxa cobrada para a cobertura contra roubos varia conforme a empresa de seguros escolhida, mas, em geral, a anuidade é de 10% do valor do aparelho. Dessa maneira, quem
tem um notebook no valor de
R$ 4.000 deve estar preparado
para pagar R$ 400 por ano.
"Alguns poucos clientes fazem exigências nas cláusulas,
como cobrir o furto simples",
diz Pereira. "Isso, no entanto,
pode fazer com que as taxas fiquem muito elevadas."
Cuidados
A pessoa que tiver o notebook segurado deve estar atento às cláusulas contratuais e ter
o completo entendimento de
todas as coberturas do plano
escolhido.
A técnica do Procon-SP Renata Reis avisa que o cliente deve observar com cuidado todas
as cláusulas do contrato antes
de assiná-lo. "Muitas vezes o
contrato é mal redigido e o segurado pode não entende certas regras, que excluem algumas coberturas", explica. "Por
lei e em letras destacadas, o documento deve informar com
clareza o que o plano não cobre
e outros dados importantes",
conta Reis.
As seguradoras não cobrem o
furto simples, ou seja, quando o
notebook é roubado sem que o
dono perceba ou seja ameaçado. "Casos em que há negligência do segurado não são cobertos", diz Pereira.
Um dos maiores problemas
que pode acontecer com o seguro é quando a seguradora alega exclusão contratual. "Isso
acontece porque o dono do notebook não tem o contrato.
Quando isso acontecer, o Procon pode ser acionado", comenta Reis.
A técnica recomenda ter
sempre em mãos uma cópia do
contrato, pesquisar qual a melhor seguradora para o serviço
desejado e tirar todas as dúvidas com o seu corretor.
(GP)
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