São Paulo, quarta-feira, 01 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

música digital

Hacker anula limite entre iPod e iTunes

FURANDO O BLOQUEIO: Restrição entre tocador e loja da Apple é quebrada, permitindo comunicação com produtos rivais
DA REPORTAGEM LOCAL

O barulho que o programador Jon Lech Johansen, conhecido como DVD Jon, causou na semana passada, foi digno de um disco riscado. O jovem norueguês de 22 anos anunciou ter conseguido anular a trava, chamada FairPlay, que limita o uso da dupla iPod e loja on-line iTunes, ambos produtos da Apple, para serem usados conjuntamente. A reprodução no computador, porém, é liberada.
Pelas regras do jogo estabelecidas pela empresa de Steve Jobs, as canções comercializadas pela iTunes só podem ser reproduzidas pelos tocadores da marca e, na contramão equivalente, os iPods só estão aptos a reproduzir as músicas oriundas da iTunes.

Muda tudo
Se Johansen estiver certo, porém, as regras do jogo agora passam a ser outras. A descoberta do programador permite que os tocadores da Apple reproduzam canções adquiridas em outras fontes, assim como possibilita que portáteis de diversas marcas toquem as músicas vendidas pela iTunes.
O método dele consiste em criar códigos que mimetizam os da loja virtual e, assim, enganar o iPod. Dessa forma, é possível fazer com que o tocador "pense" que o conteúdo a ser sincronizado advém da iTunes, quando pode estar partindo de sites distintos.
A dobradinha de limitação de conteúdo entre a loja on-line e o tocador da Apple é a principal razão pela qual a empresa se mantém na liderança tanto do mercado de portáteis musicais quanto de canções vendidas virtualmente -algo em torno de estrondosos 80% de participação do mercado mundial.
A restrição também foi responsável por diversas pendengas judiciais enfrentadas pela Apple em alguns países europeus, como a França. Em junho deste ano, o parlamento francês aprovou uma lei que pressiona a Apple a aceitar que sua loja iTunes alimente outros tocadores que não apenas iPods. À custa de muito jogo de cintura, porém, a Apple conseguiu abrir uma brecha legal pela qual poderá solicitar bloqueios contra seus competidores.

DVD
O destravamento do iPod é a segunda manobra de peso do hacker Jon Lech Johansen, que, em 2002 -quando tinha apenas 18 anos-, ficou famoso por conseguir quebrar a proteção do conteúdo dos discos de DVD o que lhe rendeu o apelido de DVD Jon. O software DeCSS, inventado por ele, decodifica o sistema de segurança contra cópias embutidos nos discos, permitindo sua reprodução irrestrita.
Proteções como essas são chamadas de DRM, abreviação, em inglês, de administração de direitos digitais. (MB)


Texto Anterior: Photoshop caseiro envia fotos para site de relacionamento
Próximo Texto: Barreiras de letras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.