São Paulo, Quarta-feira, 01 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOA NOTÍCIA
Uso da rede modifica a vida de idosos
Seria a Internet a fonte da juventude?

das agências internacionais

Será que a fonte da juventude está ao alcance de um clique do mouse? É o que parecem pensar especialistas que analisam o uso da Internet por idosos que moram em asilos nos Estados Unidos.
"A Internet é uma janela para a vida", diz David Lansdale, especialista em geriatria da Stanford University. "É um elixir para essas pessoas."
Lansdale, que acredita que todo asilo deveria ter computadores com acesso à Internet e e-mail para os idosos, é um dos acadêmicos que defenderam a tese durante um encontro da Sociedade de Geriatria da América, na semana passada.
Segundo Lansdale, o domínio do uso de e-mail e da Internet pode ajudar a superar o que ele chama das quatro pragas dos idosos internados em asilos: solidão, depressão, desamparo e queda da capacidade mental.
Douglas McConatha, sociólogo da West Chester University, na Pensilvânia, disse que houve melhora no moral e queda do índice de depressão em um grupo de idosos que aprendeu a usar a Internet, em um estudo que ele conduziu.
Apenas 25% dos norte-americanos maiores de 60 anos têm computador, contra 50% do conjunto da população dos Estados Unidos, de acordo com um estudo feito pela Microsoft e pela Sociedade Americana de Envelhecimento.
Um dos pontos-chave para ampliar o uso da Internet por pessoas mais velhas é tornar as páginas da Internet mais acessíveis a elas, colocando letras maiores nos sites, por exemplo.


Texto Anterior: Rússia quer evitar acidente
Próximo Texto: Rede internacional
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.