São Paulo, Quarta-feira, 01 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Usuário tem mais opções para acesso de alta velocidade à rede

ADRIANA LUTFI
da Reportagem Local

A Internet do ano 2000 promete ter velocidade máxima. Provedores, operadoras de telefonia e de TV por assinatura estão se preparando para oferecer acesso à rede por meio de cabos de TV por assinatura, linhas telefônicas ADSL e ISDN e por microondas (sem fio).
É mais largura de banda chegando, permitindo transmitir volume grande de dados por segundo e mudando o conceito de Internet: daqui a cerca de seis meses, espera-se que será comum assistir a shows ao vivo com boas imagens no micro ou transferir programas de muitos megabytes em poucos minutos.
Na semana passada, a Telemar, operadora de telefonia do Rio de Janeiro, anunciou a linha ISDN (ou RDSI - Rede Digital de Serviços Integrados) para usuários domésticos e de empresas -que divide as funções da linha de telefone com outras opções, como Internet e fax. Pouco antes, a Telefônica de São Paulo ofereceu a linha ADSL (Linha Assimétrica Digital), que faz com que o acesso à rede seja dedicado (24 horas) e com um fio separado do de telefone.
A velocidade pode variar de 64 Kbps (ISDN) a 2 Mbps, e os preços, altos agora, no lançamento, tendem a baixar mais tarde.


Texto Anterior: Dilbert
Próximo Texto: Virtua começa a funcionar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.