São Paulo, quarta-feira, 01 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MICRO DE SUPERMERCADO

Conectar o computador à rede sem antes ativar recurso de segurança abre caminho para vírus

Faça ajustes antes de entrar na internet

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao levar um PC pra casa, o impulso de ligá-lo e entrar na internet é forte, mas tenha calma. Sem fazer as configurações adequadas, você estragará o micro em menos de meia hora. Para ser exato, 20 minutos: é esse o tempo que, segundo o instituto norte-americano Sans, um sistema Windows sem as últimas atualizações de segurança leva para ser infectado por um vírus. Automaticamente: mesmo se você não abrir arquivos contaminados, pragas digitais conseguem entrar, silenciosamente, na máquina. Por isso, é imprescindível ativar o firewall.
Se você tem conexão de banda larga, não conecte o cabo de rede ao PC. Clique em Iniciar e Configurações, selecione Conexões de rede, clique com o botão direito do mouse e escolha Explorar. Clique com o botão direito no item Conexão Local, aperte Propriedades, abra a guia Avançado e marque o item Proteger o computador. Só então ligue o cabo de rede.
Quem se conecta via linha telefônica deve seguir o mesmo procedimento -a diferença é que é preciso criar a conexão manualmente antes de ativar o firewall.
Para fazer isso, clique em Criar nova conexão (essa opção aparece na tela Conexões de rede), selecione Internet e Configurar manualmente e digite o número de acesso discado de um provedor. Há várias opções gratuitas, como o iG (www.ig.com.br), o iTelefonica (www.itelefonica.com.br) e o iBest (www.ibest.com.br).
Em alguns micros novos, que já vêm com a atualização SP2 do Windows, não é preciso ativar manualmente o firewall.

Atualizações
Estando na rede, tome duas providências urgentes. Primeiro, acesse windowsupdate.micro soft.com e baixe todos os consertos oferecidos. Tenha paciência, pois o processo pode levar várias horas e exige que o PC seja reinicializado pelo menos uma vez (volte a buscar atualizações até completar o processo). Depois, instale o navegador Firefox (www.mozilla.org/products/firefox), muito mais seguro do que o Internet Explorer.
Alguns micros vêm com o pacote Microsoft Works. Se você não se adaptar a ele, tente o OpenOffice.org, que, como o Firefox, é gratuito e tem versão em português (www.openoffice.org.br).
O tocador Windows Media Player não é muito prático para ouvir música. Tradicionalmente, seu melhor substituto é o Winamp (www.winamp.com), mas, até a conclusão desta edição, ele estava sujeito a um problema de segurança. Até que o defeito seja consertado, uma opção viável é o Sonique (sonique.com). (BG)


Texto Anterior: Monitor oferecido tem tela curva
Próximo Texto: Use programas que verificam a configuração
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.