São Paulo, quarta-feira, 02 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comunidades são guias para viagens

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ao planejar as férias, tudo que o internauta quer é evitar qualquer tipo de problema na chegada ao destino.
Então, por que não confiar em comunidades on-line criadas em volta de blogs, sites e portais, para saber tudo sobre o hotel, o local, descobrir as melhores dicas de passeios e os restaurantes estrelados e fugir das principais roubadas que envolvem turistas em qualquer lugar do mundo?
Um bom ponto de partida para qualquer viajante brasileiro é o blog Viaje na Viagem, do "viajante profissional" e publicitário Ricardo Freire (viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/ blog/viaje-na-viagem.shtml).
O blog, já em sua terceira vida, passou por diversas fases e é uma boa dica para tirar dúvidas sobre destinos.
O blogueiro conta suas experiências viajando pelo mundo, cria charadas sobre os locais onde está (ou esteve) e, se não sabe a resposta para alguma pergunta muito específica, a comunidade de leitores do site o ajuda a responder.
Não é à toa que existe uma seção chamada Perguntódromo, com a idéia de aumentar a interação e o conhecimento dos visitantes.
Outras páginas interessantes sobre cidades e suas curiosidades são o blog Gridskipper (gridskipper.com) e a rede de sites lideradas pelo Gothamist (www.gothamist.com), que fala sobre Nova York, mas tem versões para cidades como Londres (www.londonist.com), Xangai (www.shanghaiist.com) e até São Paulo (www.sampaist.com).
Entretanto, se a informação que você precisa é sobre hotéis em quase todo o planeta, não deixe de visitar o TripAdvisor (www.tripadvisor.com) e o Venere (www.venere.com). Estão em inglês e são bons guias de hotéis e viagens.
O TripAdvisor serve como um ajudante para planejar viagens. Diga qual seu destino, o tempo que quer ficar e busque informações de centenas de internautas que já passaram pelo local ou pelo hotel. Dá para filtrar hotéis por classe e preço e, ainda, fazer reserva e pagamento da estadia.
O Venere funciona do mesmo modo, mas é mais indicado para busca de hotéis na Europa, embora tenha informações de outros locais também.
Caso a dúvida seja grande sobre hotéis, destinos e o que fazer, vá aos tradicionais guias em versão on-line. Sites como Fodors (www.fodors.com) e LonelyPlanet (www.lonelyplanet.com) trazem ajuda profissional ao viajante, todos com guias de destinos.
Se quiser planejar uma viagem com a ajuda da internet e mostrar ao mundo todo, o Yahoo! Trip Planner (em inglês, em travel.yahoo.com) permite selecionar hotel, passeios, restaurantes e deixar tudo isso em uma página aberta a outros visitantes. (HM)


Texto Anterior: Números: Fontes seguras na web ajudam a obter informações precisas
Próximo Texto: Calcule milhas e descubra onde tirar uma soneca no aeroporto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.