São Paulo, quarta-feira, 02 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tec-tec-tec

Amazon prepara venda de canções sem proteção autoral

DA REPORTAGEM LOCAL

A música digital está se aproximando da fronteira da legalidade. Depois de inúmeros processos sofridos por internautas acusados de compartilhar suas canções ilegalmente, a luz no fim do túnel brilha um pouco mais forte. Na semana passada, duas notícias fizeram as vezes de faroletes .
Uma foi o anúncio da loja on-line Amazon de lançar um canal de venda de músicas em que as faixas estariam dispensadas de DRM, sigla, em inglês, para proteção de direito autoral.
O empreendimento, que deve se tornar um forte rival para a loja líder do setor, a iTunes, da Apple, pode estar pronto para lançamento até o final de maio, segundo sites especializados. Ao menos quatro grandes gravadoras estariam por trás da preparação do cardápio musical.
Outra novidade sob o guarda-chuva da legalização musical é o novo serviço de oferta de letras de canções do Yahoo!, disponível em music.yahoo.com/lyrics.
O portal atrelou aos seus serviços a base de dados da empresa Gracenote, que, nos últimos três ou quatro anos, se concentrou na coleta de letras e na busca da permissão para publicá-las. Cerca de 10 mil entidades compõem o banco de informações.
A oferta de letras de canções que sejam fiéis ao que sai da boca dos artistas é algo raro na internet. Além disso, vários desses sites são suspeitos de servir como porta de entrada de spywares.
Entre os sites nacionais, quem quiser treinar para o karaokê ou para o chuveiro deve visitar o portal Terra (www.letras.terra.com.br), que já exibe uma lista de resultados ao mesmo tempo em que o internauta digita as palavras-chave, e o Vagalume (vagalume.uol.com.br), do UOL .
Este último também oferece busca por vídeos, fotos e até reproduções digitalizadas de autógrafos das bandas.

ACER FAZ RECALL
A empresa divulgou (www.acer.com) os números de série dos notebooks que devem ter a bateria trocada. São cerca de 27 mil unidades, todas com baterias da Sony -não, o drama das baterias ainda não acabou.

APPLE PODE SER PRÓXIMA
Notebooks MacBook e MacBook Pro vendidos entre fevereiro de 2006 e abril de 2007 podem estar com baterias problemáticas. Saiba mais em www.apple.com/support/macbook-macbookpro/batteryupdate.

A RAPOSA SE APROXIMA
A edição oficial da terceira versão do navegador Firefox sairá no último trimestre deste ano, segundo a Mozilla.

MAIS PERTO
Um estudo do instituto Economist Inteligence Unit revelou que as diferenças entre países pobres e ricos quanto ao uso de tecnologias digitais está menor. O Brasil é o 43° do ranking.

TOP OF MIND
O BlogBlogs fez uma lista dos diários brasileiros mais populares (www.blogblogs.com.br/ranking). O campeão foi www.meiobit.com; os critérios, porém, não foram divulgados.

A VEZ DO BLU-RAY
Segundo a revista "Home Media Magazine", foram vendidos 832.530 discos de Blu-ray e 359.300 de HD DVD neste ano. Historicamente, o Blu-ray está na frente: 1,2 milhão de discos contra 937.500 de HD DVD .


Texto Anterior: Tarifa é cobrada por quantidade de dados
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.