São Paulo, quarta-feira, 02 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

canal aberto

Deixe o computador mais veloz

O meu computador está demasiadamente lento ao iniciar, gasta até cinco minutos. Utilizo o sistema operacional Windows XP. Gostaria de dica ou sugestão para conseguir melhoria de desempenho. Produzo documentos no Word 2003 e gostaria de enviá-los para uma pasta no pendrive. Marco Antonio

Resposta: A piora do tempo de inicialização da máquina normalmente acontece devido a duas situações.
A primeira delas é a instalação de muitos programas que são carregados automaticamente com o sistema operacional do computador.
A segunda são problemas com o registro do Windows, um arquivo que é o "coração" do sistema operacional.
Em linhas gerais, todos os programas que são instalados no computador são registrados nesse arquivo.
Minha primeira recomendação é que você faça uma análise dos programas que estão instalados na sua máquina e remova aqueles que não são realmente necessários.
A melhor maneira de desinstalar corretamente um programa é por meio do Painel de controle, na opção Adicionar/Remover programas.
Muitas vezes, podem ocorrer registros mal feitos durante a instalação ou a remoção de um programa, o que acaba causando efeitos inesperados e pode comprometer o desempenho do micro.

Fragmentação
Uma terceira razão que pode contribuir para a demora na carga pode ser o alto grau de fragmentação do disco rígido. A limpeza do registro pode ser feita com um programa especializado.
Use um software como o Easy Cleaner, cujo funcionamento descrevemos em nossa coluna on-line do dia 8/2/ 2008.Para tal, acesse www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/canalaberto.


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Saiba converter texto em voz
Próximo Texto: Teste USP: No-break tem tamanho ideal para casa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.