São Paulo, quarta-feira, 02 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

consumo

é luxo só

Celulares e televisões com design sofisticado conquistam consumidor disposto a gastar mais; há espaço para laptops que imitam couro de lagarto

DA REPORTAGEM LOCAL

O luxo pode estar ao alcance do controle remoto, ou mesmo do ouvido. Grandes marcas, como Ferrari e Giorgio Armani, se unem a empresas de telefonia e de eletrônica para oferecer objetos de desejo que custam alguns tantos reais.
O mercado de luxo procura atender consumidores que não se importam em pagar pequenas fortunas, desde que tenham aparelhos diferenciados. Se houver um número limitado de cópias, melhor.

Fascínio
Para Silvio Passareli, diretor do MBA Gestão de Luxo da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), produtos tecnológicos são considerados de luxo quanto têm um design autoral ou um valor agregado, como jóias.
"O consumidor que conhece o mercado de luxo não compra pela ostentação, mas porque conhece a excelência dos bens e produtos, como qualidade, nobreza dos materiais, exclusividade. Eles querem o máximo de performance do produto."
Para o consultor na área de mercado de luxo Luís Henrique Sampaio, da LH Consultoria, a busca é subjetiva.
"As pessoas têm fascínio pelas etiquetas que esses produtos ostentam, elas são capazes de hipnotizar consumidores ávidos por marcas famosas. São símbolos de sucesso, poder, projeção social e, principalmente, de comportamento."
Segundo empresas, a comercialização de produtos de luxo atende à demanda de consumidores, que querem sofisticação em todos os setores -como na sala de estar, com uma TV assinada pelo estilista italiano Giorgio Armani.
Andréia Vasconcelos, gerente de marketing da Motorola Brasil, diz: "A gente trabalha com desejo. E luxo não é nada mais que desejo. Nos associando ao mundo da moda, do design, potencializamos esse desejo de ter, por exemplo, uma Ferrari com você o tempo todo".
A gerente de marketing lembra que, na ocasião do lançamento de um celular com design assinado pela dupla italiana Dolce&Gabbana, chegaram a ser vendidos 3.000 aparelhos em apenas três horas.

Na rede
A exclusividade do mercado de luxo também chega à internet. Redes como a brasileira Coquelux (www.coquelux.com.br) reúnem um público seleto, para quem são oferecidas peças de grandes marcas, com até 70% de desconto. Para fazer parte, é preciso receber indicação.
Lá fora, o Bag Borrow or Steal (pegue uma bolsa emprestada ou a roube; www.bagborroworsteal.com) reúne bolsas de grifes como Chanel e Louis Vuitton.
Os membros do clube pagam mensalidade e têm acesso a diversas bolsas, que são emprestadas, usadas por um tempo e, depois, devolvidas. É o fim do drama "quantos mil gastar em bolsas se por uma centenas de dólares posso pegá-las emprestadas".
(DANIELA ARRAIS)

CARONA
A Motorola lança o V9 Ferrari Special Edition, que conta com tecnologia 3G, que permite acesso veloz à internet; o celular também tem conexão USB e jogos, papéis de parede e ringtones inspirados na marca italiana; www.motorola.com.br; sem sugestão de preço

Pendrive Star Wars
Pendrive USB em forma de robô da série "Guerra nas Estrelas". Com capacidade de armazenamento de 1 Gbyte ou 2 Gbytes, o aparelho serve para quem gosta de design diferente e com referência cinematográfica
Preços sugeridos: R$ 330 (1 Gbyte) e R$ 400 (2Gbytes)
www.plastiksp.com.br

TV Armani Samsung
O luxo sai do guarda-roupa e vai para a sala de estar, com a TV da Samsung assinada pelo estilista italiano Giorgio Armani. Disponível em 46 e 52 polegadas, a televisão tem resolução Full HD (1.920x1.080p) e entradas HDMI. Alguns aparelhos serão comercializados no Brasil a partir de agosto, informa a Samsung
Sem sugestão de preço
www.samsung.com.br

Mouse com Swarovski
O mouse cravejado com cristais Swarovski tem design assinado por Kiko Sobrino e Alessandro Jordão, do Mãos Contemporary Art. O produto chega ao mercado em novembro
Preço sugerido: R$ 220
www.lenat.com.br

BeoVision 9
A TV de tela plana da Bang & Olufsen tem um robô embutido que ajuda a manter as cores claras e brilhantes, segundo a empresa. Tem 50 polegadas e gravador com capacidade para 250 Gbytes, o que permite armazenar 110 horas de programação, de acordo com o News.com Sem sugestão de preço
www.bang-olufsen.com

Headplay
O aparelho simula uma tela de 52 polegadas com visualização em três dimensões. Pode ser conectado a iPods, DVDs, videogames, pendrives, computadores, segundo o fabricante
Preço sugerido: R$ 4.798,51
www.hightechimports.com.br

Vaio Colors
O laptop da Sony faz parte da linha Vaio Colors e tem textura que remete a couro de lagarto. O portátil tem tela de 14,1 polegadas, câmera de 1,3 Mpixel e microfone integrados, processador Intel Core 2 Duo T7100, memória de 2 Gbytes, disco rígido de 200 Gbytes, conexões wireless Wi-Fi (banda AGN) e Bluetooth
Preço sugerido: R$ 5.499
www.sonystyle.com.br


Texto Anterior: Use a webcam e mostre o que está fazendo ao vivo na rede
Próximo Texto: Outros produtos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.