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Feira nacional expõe lançamentos
CARAS NOVAS Câmeras digitais que chegam ao mercado brasileiro neste semestre oferecem mais resolução e mais zoom e dividem os holofotes da PhotoImageBrazil com impressoras especiais e acessórios
GIEDRE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Máquinas com muitos megapixels, grande capacidades de armazenamento de imagens e novidades em tecnologia de impressão digital são algumas das estrelas da 14 ª Photo Image Brazil
2006, feira que será realizada entre os dias 8 e 11 de agosto no Centro de Exposições Imigrantes, em
São Paulo. Com diversos lançamentos, a feira dará uma mostra
de um mercado que tem registrado crescimento de nada menos
que 20% ao ano. Só entre os meses de janeiro e maio de 2006, foram vendidas 367.779 câmeras
fotográficas digitais no Brasil e a
boa notícia para o consumidor é
que elas estão mais baratas: os
preços caíram 21,6%, segundo
pesquisa do instituto GfK.
São mais de cem expositores e
a expectativa dos organizadores é
de receber 30 mil visitantes. E o
consumidor está mais exigente
em relação a seu equipamento fotográfico, o estudo da GfK mostra
que os modelos entre 1 a 3 representaram apenas 3,5% das vendas no mês de maio, enquanto as
máquinas de 4 a 6 MPs possuem
mais de 60% do mercado. Mesmo
assim é consenso entre os organizadores que não bastam apenas
grandes quantidades de megapixls, o que move a escolha do
amante e profissionais da foto digital é a variedade de novos recursos, um menu mais interessante e
definição do visor. Some ainda
sistemas de fusão, manipulação e
edição.
Quem vai estrear no mercado
brasileiro mostrando suas linha
de máquinas digitais durante o
evento é a Panasonic, que apresenta dois modelos que o DMC-LX1 de 8,4 MP e o DMC FH01, de
6.0 e design slim. Já a Samsung
além de mostrar novas câmeras
anuncia a fabricação no Brasil
dos modelos S500 e S600, de 5,1
MP e 6,2 MP. Já no estande da Fuji, além dos lançamentos, cerca de
30 equipamentos poderão ser testados pelos visitantes. Sony, Pentax, Kodak e Canon também farão lançamentos para profissionais e amadores durante o evento.
Memória e impressão
Mas o mundo da foto digital
não é feito somente de equipamentos fotográficos. O estudo da
GfK mostra que também existe
uma ebulição em sistemas de impressão e só no ano passado foram comercializados mais de 96
milhões de unidades de produtos
relacionados a impressão de foto.
A Sony irá mostrar suas impressoras para o mercado fotográfico dois modelos em impressora, a UPA-PC500 e a UP-CR10L, também conhecida como
Snap Lab, ambas voltadas à finalização profissional que imprimem
sem a necessidade de um computador. Segundo o fabricante, para
imprimir uma foto 9 x 13 cm a
Snap Lab leva aproximadamente
13 segundos. Já o minilab da Fuji
é o Frontier, no qual o público poderá fazer cópias gratuitas durante o evento.
Quanto mais imagens, mais
memória e as vendas de memory
card no ano passado bateram na
casa de US$ 400 milhões. Da Extralife vem Secure Digital que
permite a transferência de dados
a 120X, algo como processamento de 20 fotos por segundo e capacidade de armazenamento de 128
Mb e 256 Mb, custam R$ 89 e R$
134, respectivamente. Na Kingston a aposta é por alto armazenamento com um cartão de 8 GB de
capacidade e taxas de transferência de até 8 MBps para leitura e
6.75 MBps para gravação. Custa
R$ 1566. Já os cartões miniSD e
MMCmobile de 2GB, de tamanho reduzido, saem por R$ 360.
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