São Paulo, quarta-feira, 02 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antigas têm ajustes avançados

DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo as câmeras digitais mais simples e menos modernas têm configurações que podem dar uma aparência refinada aos retratos e ajudar a evitar erros comuns.
Basta ler atentamente o manual do modelo para descobrir que, quase sempre, é possível fazer pequenos filmes, tirar fotos em preto-e-branco e ajustar a velocidade de abertura das lentes- expediente que pode ajudar na captura de cenas em ambientes com iluminação ruim.
Muitas vezes, porém, os ajustes finos são apresentados em menus internos de difícil acesso. Por isso, muitos usuários nem sequer sabem de sua existência.
Uma dica inicial que vale para usuários de câmeras de todas as marcas é ler atentamente o manual do aparelho e visitar os sites das fabricantes, que normalmente trazem dicas.

Borrões
Para evitar fotografias borradas ou tremidas procure pelo ajuste do tempo de exposição, que é medido em frações de segundo, como 1/100s e 1/ 8s. Outra função que está presente em boa parte das máquinas é o disparo seqüencial automático, que em inglês é chamado de multi burst. Com ele, é possível tirar várias fotos em um intervalo de poucos segundos. Assim, fica fácil fugir de imagens borradas nas cenas em movimento.

Olhos vermelhos
O ajuste do flash também é um recurso básico que pode facilitar a vida do fotógrafo amador. Em certas situações, como em um local com luz forte, é preferível desligar o flash e ajudar o contraste da imagem posteriormente, com a ajuda de um programa de edição digital. Quanto menos flash, menor é o risco de fotografar pessoas com olhos vermelhos. (JB)



Texto Anterior: Mercado nacional aposta em novidades para crescer
Próximo Texto: Saiba como publicar suas fotos na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.