São Paulo, quarta-feira, 02 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telefonia

Celulares alcançam recorde de vendas

MERCADO Fabricantes superam marcas e prometem recursos inovadores; Apple poderá lançar telefone próprio neste ano

DO ENVIADO ESPECIAL A CHICAGO

Os resultados do mercado internacional no segundo trimestre deste ano animaram as fabricantes de celular. As vendas da Nokia, a líder do segmento, aumentaram de 8,1 bilhões, no mesmo período de 2005, para 9,8 bilhões. Isso quer dizer que em três meses a empresa finlandesa comercializou cerca de 78 milhões de aparelhos -ou mais de um terço dos celulares vendidos no mundo.
O otimismo não é completo, pois os resultados dos concorrentes da Nokia merecem destaque. Enquanto a líder cresceu 29%, taxa semelhante às da LG e da Sony Ericsson, a Motorola teve, em 2006, vendas 53% maiores em relação ao segundo trimestre de 2005.
Esse desempenho pode ser explicado pela combinação do aumento da demanda por telefones em mercados emergentes e pelo "efeito RAZR", telefone superfino que vendeu mais de 50 milhões de unidades. Para prolongar a boa fase, a Motorola ampliou sua linha de telefones superfinos com o lançamento dos modelos RIZR e KRZR. Ambos têm desenhos semelhante ao do RAZR e funções avançadas para tocar música e acessar a internet.
Outro motivo para mexer com as estruturas do mercado de telefonia móvel seria a entrada da Apple, a criadora do iPod, no segmento.
Um sinal de uma possível carreira solo da empresa no mundo dos celulares é o enfraquecimento de sua parceria com a Motorola. (JB)


O jornalista viajou a convite da Motorola


Texto Anterior: Teste USP: Portátil traz variedade de recursos
Próximo Texto: Rede iDEN fica mais popular
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.