São Paulo, quarta-feira, 02 de agosto de 2006

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Tecnologia facilita chegada ao mercado de candidato a escritor

Sistema de impressão por demanda se sofistica e fica mais simples de usar, possibilitando a publicação de obras com poucos exemplares a baixo custo

PETER WAYNER
DO "THE NEW YORK TIMES"

Quando Steve Mandel, um morador de Santa Cruz (Califórnia, EUA) que trabalha com a capacitação de gerentes, deseja mostrar aos amigos por que fica acordado até tarde olhando para o céu por meio de um telescópio, ele saca uma cópia de seu livro mais recente, "Light in the Sky"" (Luz no Céu).
A obra contém várias fotos tiradas por ele de nebulosas, conjuntos de estrelas e galáxias distantes. "A qualidade é tão boa quanto a de qualquer livro vendido em livrarias", diz Mandel, 56, que projeta seus livros usando um software gratuito obtido na Blurb.com. O volume de 119 páginas foi feito em papel acetinado, tem uma capa dura com revestimento de linho e é envolvido por uma sobrecapa. Qualquer interessado em adquirir a obra precisará pagar US$ 37,95 e a Blurb fará uma cópia específica para esse comprador.
O negócio de impressão por demanda avança lentamente. O que começou como uma forma de os editores reduzirem seu estoque e pararem de desperdiçar papel se transformou em um instrumento ao alcance de qualquer um que precise de um documento encadernado. À medida em que a tecnologia se simplifica, o mercado se expande para além dos clientes iniciais, os aspirantes a autor. O produto da Blurb deve atrair pessoas em busca de um editor, mas o público-alvo da empresa inclui qualquer um que precise publicar um documento com cara de livro, de arquitetos com projetos para oferecer a seus clientes a turistas que pretendam eternizar uma viagem.
O software de editoração da Blurb.com, que ainda está em fase de testes (beta), vem acompanhado de vários modelos para diferentes tipos de livro (como de receitas, de fotos e de poesias). Escolhido um modelo, o programa abre automaticamente a página e permite ao designer colocar ali suas fotos e textos, usando as funções copiar e colar. Se o designer quiser mudar algum detalhe do modelo -a posição do número da página ou a cor de fundo-, as alterações atingem todas as páginas.
O software é realmente mais fácil de usar -apesar de menos versátil- do que o InDesign, da Adobe, ou o Quark XPress, pacotes profissionais de editoração que custam cerca de US$ 700 dólares. O produto da Blurb é gratuito -entre outros motivos, porque a empresa pretende faturar imprimindo os livros. Os preços partem de US$ 29,95 dólares para publicações com até 40 páginas.
O potencial de mercado desses livros atrai várias empresas, entre estreantes e tradicionais, a maior parte delas dedicada à produção de álbuns de fotos encadernados.
Sites de processamento on-line de fotos, como o Kodak Gallery (www.kodakgallery. com), o Snapfish (www.snapfish.com) e o Shutterfly (www.shutterfly.com), ao lado de produtos já conhecidos como o iPhoto (www.apple.com/iphoto), permitem a seus clientes encomendar volumes encadernados. Essas empresas oferecem uma grande variedade de papéis, materiais para encadernação, imagens de fundo e modelos de design.


Tradução de RODRIGO CAMPOS CASTRO


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