São Paulo, quarta-feira, 02 de setembro de 2009

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consumo

Laser em casa

Redução de preço é um dos principais fatores para que as impressoras a laser deixem de ser exclusividade de escritórios e empresas, conquistando o usuário doméstico

GAVROCHE FUKUMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com preços em queda, as impressoras a laser começam a ganhar mais espaço no mercado doméstico. Em 2004, apenas 3% de todas as impressoras a laser comercializadas no país eram destinadas ao mercado residencial, segundo dados do IDC. No primeiro semestre de 2009, essa participação avançou para 19%.
O site de comparação de preços Zura (www.zura.com.br) afirma que, em janeiro deste ano, um modelo simples de impressora a laser custava, em média, R$ 700. Hoje esse valor gira em torno de R$ 450.
Para José Carlos Yazbeck, diretor da Lexmark, o mercado de pequenas empresas se confunde com o de usuários domésticos. "Um profissional que trabalha em casa talvez precise de um equipamento mais ágil e econômico", afirma ele. "A impressora a laser é preferida nos escritórios porque o seu custo por página é menor."
Esse cálculo de custo por página deve levar em consideração uma série de fatores. "Se minha mãe fosse a uma loja, ela certamente escolheria a impressora mais barata, sem pensar em quanto custa um cartucho de tinta e quanto tempo ele vai durar", avalia Ronaldo Miranda, diretor da Samsung.
Segundo suas contas, deixando de lado o custo de investimento na compra do equipamento, uma página em cores de uma impressora jato de tinta custa R$ 0,70, contra apenas R$ 0,28 da laser. "Um toner de impressora a laser custa mais caro que um cartucho de tinta, mas enquanto um cartucho imprime cerca de 200 a 300 páginas, um toner simples pode alcançar no mínimo 1.500 cópias", calcula Miranda.
Tome, por exemplo, uma impressora colorida jato de tinta que custe R$ 200, e uma outra a laser, colorida, de R$ 600. Essa diferença de R$ 400 entre uma e outra só se pagaria a partir do momento em que o usuário imprimisse cerca de mil páginas, pois a economia feita em cada página é de R$ 0,42 (conforme o cálculo de Miranda).
"É por isso que escritórios preferem impressoras a laser. Porque o retorno do investimento é alcançado muito mais rapidamente", diz Carlos Rabelo, gerente de produtos da HP. Em uma coisa, todos os fabricantes concordam, a queda de preços tem atraído consumidores. "Uma impressora a laser da Lexmark teve reduções em torno de 24% de um ano para cá", analisa o diretor da marca.
Já Miranda, da Samsung, comemora cortes de preço de cerca de 40% nos últimos dois anos, e vai além. "Apesar do investimento inicial mais alto, se uma pessoa imprime apenas cem páginas por mês, ela não vai precisar trocar o toner antes de pelo menos um ano e meio, enquanto os cartuchos de tinta precisariam ser trocados a cada dois ou três meses."


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