São Paulo, quarta-feira, 02 de dezembro de 2009

Próximo Texto | Índice

tec-tec-tec

Estudo quer permitir controle do computador pelo pensamento

DA REDAÇÃO

Imagine navegar na internet, trocar de canal na TV e fazer uma ligação telefônica usando apenas a força do pensamento.
Se forem bem sucedidos os estudos conduzidos pela Intel em Pittsburgh (EUA), essas possibilidades se tornarão reais por volta de 2020, afirmaram cientistas da empresa à "Computerworld".
Os especialistas estão trabalhando em formas de operar computadores, televisores e celulares usando ondas cerebrais, por meio de chips instalados no cérebro de seres humanos -tentativas de inserir implantes contra a vontade das pessoas são imediatamente refutadas pelos estudiosos.
O cientista e pesquisador da Intel Dean Pomerleau afirmou à "Computerworld" que os usuários em breve se cansarão de depender de uma interface de computadores e de ter que tirar aparelhos de seus bolsos ou mochilas, acessando-os e manipulando-os com os dedos.
Em vez disso, eles operariam seus vários dispositivos usando apenas o cérebro.
Atualmente, os pesquisadores trabalham para decodificar a atividade do cérebro humano.
As pessoas costumam ter padrões cerebrais similares para pensamentos similares, afirma Pomerleau. Se dois indivíduos pensarem na imagem de um urso, ouvirem a palavra urso ou mesmo escutarem o rugido de um urso, uma neuroimagem registrará atividades cerebrais semelhantes.
De acordo com o cientista, os pesquisadores da Intel estão próximos de adquirir a habilidade de implantar uma tecnologia de interpretação de ondas cerebrais em um capacete que possa ser usado para manipular um computador.
O próximo passo é desenvolver um sensor menor que possa ser implantado no cérebro.
"Se conseguirmos chegar ao ponto em que possamos detectar com precisão palavras específicas, você será capaz de digitar mentalmente", exemplifica Pomerleau.
Leia a reportagem completa da "Computerworld", em inglês, em bit.ly/ondcer.

27,8%
foi a queda do número de visitantes únicos do Twitter de setembro para outubro, de acordo com estimativa da Nielsen. Para outras consultorias, porém, a queda foi menor: 8,1% (comScore) e 2,1% (Compete)

"Como presidente, acredito que a robótica pode inspirar jovens a exercer a ciência e a engenharia. E eu também quero ficar de olho nesses robôs caso eles tentem alguma coisa"
BARACK OBAMA
presidente dos EUA, durante apresentação da campanha "Educar para Inovar"

Google testa interface renovada de pesquisa

Reprodução


DA REDAÇÃO

O Google está testando uma nova interface de busca.
Para experimentar as novidades, é preciso fazer logoff da sua conta no Google, acessar a versão em inglês dos Estados Unidos do buscador e colar um código na barra de endereços (veja as instruções em folha.com.br/circuitointegrado).
As diferenças ficam evidentes logo na página inicial. O logotipo está com traços mais suaves e os dois botões principais (Pesquisa Google e Estou com sorte) agora ostentam um azul brilhante.
A nova página de resultados traz uma barra lateral ultracolorida, com links para fazer a busca por imagens, vídeos, notícias, blogs, livros, mapas, compras e fóruns.
A versão atual do Google já conta com uma barra lateral, mas, para acessá-la, é preciso clicar em Mostrar opções.
Também é possível, a partir da barra lateral, refinar os resultados por data (resultados recentes, na última hora, nas últimas 24 horas, na última semana e no último ano), além de definir um período específico.
Clicando em Show search tools (exibir ferramentas de pesquisa), você tem opções como buscas relacionadas e linha do tempo.
O Google não revelou quando ou se as mudanças serão implantadas definitivamente.

CONTROVÉRSIA: WIKIPÉDIA NEGA REDUÇÃO DE NÚMERO DE COLABORADORES

"O número de pessoas escrevendo a Wikipédia chegou ao pico cerca de dois anos e meio atrás, diminuiu ligeiramente durante um breve período e manteve-se estável desde então", diz o blog da Wikimedia Foundation, responsável pelo site, comentando matéria do "Wall Street Journal" sobre estudo que diz que a Wikipédia perdeu 49 mil editores no primeiro trimestre de 2009.

NA PONTA
Em outubro, o iPhone OS (usado no celular homônimo da Apple e no iPod Touch) foi responsável por 55% do tráfego na rede por meio de smartphones nos EUA. O Android (sistema do Google para telefones celulares) chegou a 20%.

CADEIA PARA O GOOGLE 1
Promotores italianos querem que executivos do Google sejam presos em um caso relacionado a um vídeo que exibe um rapaz com Síndrome de Down sendo humilhado por um grupo de jovens em Turim.

CADEIA PARA O GOOGLE 2
Os promotores de Milão formalizaram acusações contra quatro antigos e atuais executivos do Google por difamação e por falha da empresa em exercer controle sobre dados pessoais relacionados ao caso.

PAIS E FILHOS
Alan Ralsky, líder de uma rede internacional de spam, foi condenado nos EUA a quatro anos de prisão. Seu filho, envolvido nos esquemas fraudulentos que renderam milhões de dólares aos criminosos, ficará preso por três anos.

AVG 8.5 MORRE
Desde ontem os usuários da versão 8.5 do antivírus AVG não podem fazer atualizações. A empresa decretou o fim dessa versão e recomenda o down- load da mais recente, a 9.0. A edição gratuita pode ser baixada em avgbrasil.com.br/free.


Próximo Texto: Eventos on-line
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.