São Paulo, quarta-feira, 03 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falhas já atormentam novo sistema

JOHN MARKOFF
DO "NEW YORK TIMES"

A Microsoft já enfrenta uma crise de confiança em relação à qualidade do Windows Vista. Especialistas em segurança digital e hackers já encontraram sérias falhas de segurança no novo sistema, que foi lançado em versão para empresas no final do ano passado. Em dezembro último, um programador russo publicou a descrição de um defeito no Windows que permite a invasores usar todos os privilégios de administrador do sistema -a falha afeta várias versões do produto, incluindo o Vista.
Semanas depois, a empresa norte-americana Determina disse que notificou a Microsoft sobre cinco falhas no sistema. Entre elas, um problema sério no Internet Explorer 7, que pode ser atacado quando o usuário visita sites com código malicioso.
Embora a empresa de Bill Gates divulgue melhorias importantes na segurança do Vista, muitos especialistas dizem que precisam de uma análise mais profunda para descobrir a verdade. Durante o lançamento do Windows XP, a Microsoft tinha o mesmo discurso, e o sistema precisou de dois grandes remendos, os Service Packs. Novas falhas eram descobertas rotineiramente por pesquisadores independentes.
"Creio que veremos uma erupção de falhas no Vista nos primeiros seis meses após o seu lançamento", diz o vice-presidente da Determina, Nand Mulchandani.
O sucesso do Vista é um ponto crítico para a reputação da Microsoft. A despeito dos esforços da empresa, o número de ameaças cresce. O sistema foi testado intensivamente, mas só agora enfrenta os desafios reais da internet. Nenhum laboratório poderia simular, por exemplo, um leilão por falhas de segurança no sistema.
De acordo com o chefe de tecnologia da Trend Micro, existem fóruns de discussão que vendem informações comprometedoras sobre o Vista por US$ 50 mil.
Analistas suspeitam de que a oferta, que não teve sua autenticidade comprovada, pode trazer técnicas que permitam a invasão de micros com o novo sistema. Um executivo da Microsoft publicou um comunicado dizendo que está "monitorando de perto" a questão.
"Atualmente não temos visto nenhuma exploração dessa falha por parte do público", afirma o gerente de segurança da Microsoft, Mike Reavey. "Ainda tenho confiança de que o Vista é o produto mais seguro que já lançamos", conclui.


Tradução de JULIANO BARRETO


Texto Anterior: Reportagem de capa: Chegada do Vista influencia o mercado
Próximo Texto: Sites que imitam programas do PC inovam para atrair mais visitantes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.