São Paulo, quarta-feira, 03 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

canal aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Aprenda a se proteger para não perder arquivos

Tenho um notebook com Windows Vista e vários computadores de mesa na minha universidade funcionam com o Windows XP. Tento manter cópias dos meus arquivos importantes em vários deles, para reduzir o risco de perda, mas isso é muito trabalhoso. Seria mais prático se eu tivesse um sistema que gravasse os arquivos que modifiquei ou criei em um pendrive colocado no computador que estou usando, para depois levar para os outros. Poderia me informar se é possível fazer isso e como devo proceder?
Carlos Brisola Marcondes

Resposta: Uma das melhores formas de evitar a perda de informações em um computador é fazer uma cópia de segurança dos arquivos. Essa parece ser sua maior preocupação.
Vou sugerir inicialmente o uso de um disco virtual e de um programa de sincronização que fará com que todos os arquivos criados em seu notebook e colocados em uma pasta especifica sejam enviados para o disco virtual. Assim, você poderá copiá-los de lá para outro micro e sempre ter a certeza de que eles estão disponíveis.
Eu utilizo o site www.dropbox.com para executar essa tarefa. Você deve se cadastrar no site e baixar um pequeno programa que faz a criação de uma pasta no seu micro, normalmente abaixo da pasta Documentos. Todos os arquivos ou pastas colocadas dentro dessa pasta chamada My Dropbox serão automaticamente enviados para o seu disco virtual.
Instalando o programa em outra máquina, os arquivos do disco virtual serão sincronizados e copiados. Essa me parece ser a maneira mais simples e segura de ter seus arquivos disponíveis em várias máquinas.
Se os computadores que você pretende usar não têm conexão com a internet, é possível fazer o uso do programa USB Flash Backup (www.usbflashbackup.com/features.htm). Uma vez instalado e configurado, basta inserir um pendrive no micro para que o programa faça um backup das pastas que você indicou na configuração. Ao detectar o pendrive, o programa mostra uma janela exibindo os arquivos que estão sendo copiados.


Texto Anterior: Game oficial da Copa do Mundo tem lançamento previsto para abril
Próximo Texto: Feiras no Brasil e na França: Tecnologia em festa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.