São Paulo, quarta-feira, 03 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERAÇÃO
Programas permitem conversar pelo teclado, enviar mensagens de correio e fazer troca de arquivos
Saiba usar o comunicador instantâneo

da Reportagem Local

Nos filmes, muitas vezes os usuários de computador são retratados como indivíduos solitários, de pouco convívio social.
No que depender da Internet, isso é uma questão de escolha: com os programas de comunicação pessoal, que já são utilizados por milhões de pessoas, é possível conversar com os amigos, trocar arquivos, comentar sites e criar sua própria sala de bate-papo.
Os programas são gratuitos e funcionam da seguinte maneira: cada usuário tem um endereço (um número); quando se conecta à rede, o internauta passa a estar visível para outros usuários do programa que conheçam o endereço, e todos podem se comunicar entre si.
O comunicador mais popular é o "ICQ", que conta com 50 milhões de usuários registrados, cuja versão "2000" acaba de ser lançada.
Segundo a America Online, que adquiriu a Mirabilis, empresa israelense que criou o "ICQ", os usuários passam em média três horas por dia utilizando o programa.
Além de conversar com os amigos, o usuário do "ICQ" pode convidar pessoas desconhecidas para um bate-papo, selecionando os convidados por idade, país, idioma e interesses específicos. Também é possível enviar e receber arquivos com rapidez.
O site do "ICQ" (www.icq.com) oferece recursos adicionais, como os "ICQ storyboards", histórias de terror, romance e comédia que são redigidas coletivamente pelos internautas (em inglês).
Diante da popularidade do programa, várias empresas lançaram seus comunicadores pessoais.
O "ComVC", do Universo Online, traz um diferencial: o usuário pode acessar a sua lista de contatos a partir de qualquer computador que tenha o programa instalado.
O "Messenger", da Microsoft, oferece um recurso útil para usuários do Hotmail: o programa avisa quando chegaram novos e-mails. Assim, o internauta não precisa acessar o serviço para verificar sua correspondência.
No mês de abril, o portal Terra (www.terra.com.br) lançou seu programa de comunicação. A StarMedia (www.starmedia.com.br) também oferece um comunicador.
Provando que os comunicadores pessoais também são utilizados em empresas, a Novell (www.novell.com), tradicional fabricante de programas corporativos, lançou o "instantMe", que também pode ser instalado por usuários domésticos e apresenta recursos exclusivos, como o armazenamento de senhas e a integração com os navegadores "Netscape" e "Explorer". O programa é compatível com o "Instant Messenger", da AOL.


Texto Anterior: Rede nacional
Próximo Texto: Use o "ICQ" em português
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.