São Paulo, quarta-feira, 03 de junho de 2009

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internet

Bing organiza resultado de buscas

CONCORRÊNCIA >> Microsoft disputa mercado com Google, que lança Wave para incentivar comunicação instantânea

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisas infrutíferas e resultados irrelevantes fazem parte do dia a dia de quem usa serviços de busca. Por isso, o Google e seus concorrentes estão sempre tentando encontrar fórmulas para entender melhor o que o usuário quer e oferecer respostas precisas.
A Microsoft volta a mostrar suas armas nesse terreno: lança hoje oficialmente o Bing (www.bing.com). A sua nova "ferramenta de resultados" tem foco em decisão de compra, planejamento de viagens, saúde e negócios regionais -desde segunda-feira já é possível usar o serviço.
O Google, por sua vez, apresenta o Wave, que agrega funções de e-mails, comunicadores instantâneos e armazenamento de arquivos.
O Bing pretende identificar resultados relevantes por meio de vários recursos, como o Best Match, no qual a melhor resposta é exibida e destacada -em uma busca por Madonna, por exemplo, aparece em primeiro lugar o site oficial da cantora, com diversos links para seções como agenda, ingressos, vídeos, entre outros.
Inicialmente, as funcionalidades mais avançadas estão disponíveis apenas para países de língua inglesa.
Brasileiros têm acesso à versão mais básica do serviço, sem uma barra vertical que leva a itens como viagem e vídeos. Também não aparecem, no site brasileiro, os termos mais buscados no momento.
Mudando o país para EUA, clicando em Preferências e trocando o idioma para inglês, é possível configurar o buscador para que ele apresente resultados mais amplos -reservar um hotel em San Francisco, por exemplo, fica mais fácil.
"Quando começamos a construir o Bing, buscamos entender como as pessoas querem realmente usar a rede", disse o executivo-chefe da Microsoft, Steve Ballmer, durante a conferência All Things Digital.
O lançamento do Bing deixa cada vez mais distante a possibilidade de um acordo entre a Microsoft e o Yahoo! no segmento de busca. E é, também, um passo importante da Microsoft para incomodar o Google, que tem 64% do mercado, contra 8% da empresa de Bill Gates -segundo a comScore.

Google Wave
Na semana passada, o Google anunciou o serviço Wave (wave.google.com), que agrega funções de e-mails, comunicadores instantâneos e compartilhamento de arquivos -múltiplos usuários conseguem adicionar conteúdo de forma quase instantânea.
Atualmente disponível apenas para desenvolvedores, o serviço deve ser disponibilizado para o usuário comum após vários testes.
A ideia é promover um novo tipo de colaboração e interação, disseram os criadores Jens e Lars Rasmussen por videoconferência, durante o Google Press Summit, na semana passada, em São Paulo.
No evento, o diretor-geral do Google na América Latina, Alexandre Hohagen, afirmou que celulares com o Android, sistema operacional do Google, deverão estar disponíveis no Brasil até o fim do ano.


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