São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Ouça música em 3D com novo padrão Surround

FUTURO >> Expositor da IFA demonstra sistema concorrente do popular MP3

DO ENVIADO A BERLIM

Apesar de escondida aos olhos do grande público geral, uma seção da feira alemã promete um barulho bom. Na parte de novas tecnologias, o Instituto Fraunhofer para Circuitos Integrados apresentava um dos concorrentes -ou eventual sucessor- do formato MP3.
O MP3 Surround tem até seis canais diferentes, ou seja, é preparado para tocar em sistemas de áudio 5.1.
Em aparelhos compatíveis, o som ganha mais profundidade e dimensão, pois cada canal tem a capacidade de tocar um instrumento diferente, em volumes determinados. A guitarra pode sair da caixa à direita, enquanto a bateria vem do fundo -no MP3 tradicional, o som sai achatado no mesmo canal.
A tecnologia, que foi adotada neste ano pelo PlayStation3 (mas existe desde 2004), tem uma versão para os convencionais fones de ouvido estéreo. Em www.iis.fraunhofer.de/EN/bf/amm/mp3sur/index.jsp, é possível baixar o tocador de MP3 Surround. No All4MP3, músicas compatíveis. Os arquivos desse tipo funcionam em tocadores tradicionais (sem as novas características).

Com que roupa?
A dúvida entre a camiseta azul ou a de oncinha pode acabar um dia, a julgar pelo espelho virtual desenvolvido pelo Instituto Heinrich Hertz.
Na demonstração, a camisa inteira verde usada por uma modelo ganhava outras cores ou novas estampas (só no espelho) enquanto ela posava. A troca virtual apresentava pouquíssimas falhas; todas as pessoas no ângulo de visão do espelho apareciam na imagem. O mesmo instituto apresentava uma interface para controlar fotos parecida com a do iPhone. O detalhe: não havia cabos, nem sequer touchscreen. Os dedos são movimentados no ar, sobre um cubo com uma câmera.
A Folha testou a engenhoca. É fácil de aprender a usar -colocando o indicador para a frente, você segura uma imagem em uma tela a cerca de dois metros de distância. Com os dois indicadores, é possível rotacionar ou aumentar a foto. (GUSTAVO VILLAS BOAS)


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Faça faxina no Live Messenger
Próximo Texto: Reportagem de capa: Empresas redefinem preto na tela de LCD
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.