São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Celular mescla teclado físico e touchscreen

Com sistema Windows Mobile, HTC Touch Dual suporta rede 3G e tem câmeras frontal e traseira

RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Na atual coqueluche de celulares com telas sensíveis ao toque, o diferencial do HTC Touch Dual é seu teclado numérico físico, que pode ser acessado deslizando a parte traseira do aparelho.
O sistema operacional é o Windows Mobile 6 Professional, que incorpora versões móveis de programas da Microsoft, como o Media Player, o Messenger e o pacote Office, além de um leitor de PDF da Adobe.
O Touch Dual suporta 3G (padrão de telefonia móvel com velocidade de banda larga), mas não tem Wi-Fi. Usando um chip da TIM, a velocidade de navegação foi muito boa. As páginas carregaram rapidamente e foi possível assistir a vídeos do YouTube sem engasgos.
Apesar de satisfatório, o Internet Explorer móvel ainda é bem inferior ao gratuito Opera Mini (www.operamini.com), que proporciona uma navegação mais fluida e exibe as páginas de forma bem semelhante à que elas aparecem em um PC.
Em teclados numéricos de celulares, as letras geralmente estão dispostas em ordem alfabética. A HTC, porém, optou pelo padrão QWERTY, que pode confundir quem está acostumado com os teclados numéricos tradicionais. Para quem prefere teclados virtuais, o Touch Dual oferece uma boa gama de opções.

Touchscreen
A tela sensível ao toque pode ser operada com o dedo, mas, em alguns casos, o uso da canetinha incluída é inevitável, já que certas áreas da interface são muito pequenas.
Em geral, o sistema touchscreen responde bem, mas os toques nas extremidades da tela falharam algumas vezes.
Um recurso interessante é o Cubo de toque, visualização em 3D que dá acesso rápido a contatos, conteúdo multimídia e programas.
Com 2 Mpixels, a câmera traseira faz imagens razoáveis. Há ainda uma frontal, útil para videochamadas e auto-retratos.
O armazenamento interno é de 256 Mbytes, que pode ser expandido por meio de cartões microSD.
À venda somente pela TIM, por enquanto, o aparelho tem preço sugerido de R$ 1.119.


Texto Anterior: Office Live ganha versão em português
Próximo Texto: HTC Touch Dual
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.