São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa permite a deficientes usar a língua para controlar dispositivos

Por meio de ímã, novo sistema é capaz de operar cadeiras de rodas, eletrodomésticos e computadores

DA ASSOCIATED PRESS

A incansável língua controla o paladar e a fala, ajuda a beijar e a engolir, além de combater microorganismos.
Agora, cientistas querem dar mais uma tarefa ao nosso músculo bucal, a fim de transformá-lo em um controle de computador.
Pesquisadores da Georgia Tech (EUA) acreditam que um ímã é capaz de transformar a boca em um computador virtual, os dentes em um teclado e a língua em um sistema operador para pessoas com limitações físicas.
O sistema Tongue Drive System permite aos deficientes físicos controlar cadeiras de rodas, eletrodomésticos e computadores. Um potencial usuário definiu o dispositivo como "grotesco", porém os testes iniciais são encorajadores.
Esse dispositivo é bem diferente dos que já estão disponíveis a centenas de milhares de americanos com limitações físicas na medula espinhal.
O método "sip and puff", que permite às pessoas emitir comandos por meio da inspiração e da expiração em um canudo, propicia apenas quatro comandos diferentes aos usuários, o que limita suas opções.
Sistemas de controle que usam dispositivos sofisticados para avaliação dos movimentos de pescoço e cabeça também estão entre os mais difundidos, mas seu hardware torna a tarefa cansativa e frustrante.
E, embora inovações mais recentes, como as que determinam a posição do olho, sejam uma promessa, elas têm um alto custo, são lentas e sofrem interferência de sinais.
Já a língua é uma opção mais ajustável, sensível e incansável.
Como outros músculos faciais, suas funções costumam ser preservadas em casos de acidente que podem causar paralisia de quase todo o corpo, porque ela está conectada ao cérebro, e não à medula espinhal.
A NewAbilities System, de Palo Alto, na Califórnia, desenvolveu um cursor com nove botões que, fixado à cavidade superior da boca (palato), controla aparelhos eletrônicos.
O trabalho de Maysam Ghovanloo, professor assistente da Georgia Tech e responsável pelo grupo de pesquisa, procura desenvolver um teclado virtual em vez de físico, por meio de um ímã de três milímetros, colocado sob a ponta da língua.
O movimento do ímã é monitorado por um sensor que, afixado ao lado das bochechas, envia os dados a um receptor na cabeça, responsável por processar e converter o movimento em comandos para cadeiras de rodas ou outros eletrônicos por meio de um software.
Quando o sistema é ligado, o usuário deve definir seis comandos: esquerda, direita, frente, trás, um clique e clique duplo. Um estudante da Georgia Tech, que testou a tecnologia, percorreu o laboratório, como quis, com movimentos da língua contra a bochecha.
Ghovanloo espera um dia transformar os dentes em teclados e as bochechas em consoles de computador. Por exemplo, "esquerda para cima desliga a luz, e direita para baixo, a TV", disse.
Duas fundações para pesquisa, National Science e Christopher Dana and Reeve, já investiram no projeto US$ 120 mil e US$ 150 mil, respectivamente.

Desafios
No entanto, há muitos desafios para serem enfrentados. Os pesquisadores precisam tornar o dispositivo colocado sobre a cabeça, que lembra um aparato de filmes de ficção da década de 80, em um aparelho semelhante ao odontológico. O software também precisa se ajustar ao tamanho do ímã e aumentar a velocidade de recarga da bateria sem fio.
Sobretudo, é preciso encontrar uma forma de manter os custos em um nível intermediário, entre os sistemas "sip and puff", que não chegam a custar mil dólares, e os de eye-tracking (monitoramento do olho), que podem chegar a alguns milhares de dólares.
Segundo o estudante universitário Justin Cochran, 26, o potencial quase infinito de opções de controle o fez pensar em abandonar a cadeira de rodas com sistema "sip and puff". "É possível controlar não apenas a cadeira, mas a TV, o computador, toda a sua vida."
(GREG BLUESTEIN)

Tradução de FABIANO FLEURY DE SOUZA CAMPOS


Texto Anterior: HTC Touch Dual
Próximo Texto: Entretenimento: Acompanhe viagens literárias on-line
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.