São Paulo, quarta-feira, 03 de outubro de 2007

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música

Lojas investem na venda de som digital

NOTA POR NOTA > Amazon estréia serviço com arquivos em MP3 e sem proteção autoral; rede Starbucks se une à iTunes

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

O cardápio on-line para os amantes de música está cada vez mais extenso. Na semana passada, a loja Amazon (www.amazon.com) inaugurou seu canal de venda de canções, a Amazonmp3, que, como sugere o nome, vende músicas em formato MP3 e desprovidas de mecanismos de proteção autoral (os chamados DRM, na sigla em inglês).
Com isso, os arquivos adquiridos podem ser reproduzidos por qualquer tocador, rompendo com a dobradinha entre loja e formato específico, tão comum na indústria.
As gravadoras EMI e Universal, além de selos independentes, compõem a oferta de cerca de 2 milhões de músicas, cujos preços variam entre US$ 0,89 e US$ 0,99. A compra, pelo menos por enquanto, está restrita a clientes dos EUA, conforme avisa o serviço quando se tenta adquirir uma canção.
Já a rede de cafés Starbucks fez uma parceria com a loja iTunes, da Apple. Oferecerá aos clientes que acessarem o canal por conexão Wi-Fi a música do dia. Com estréia prevista para ontem, a primeira canção a ser veiculada seria "Joker Man", de Bob Dylan -por ora, apenas em Seattle e New York. Mais de 50 milhões de músicas serão doadas na promoção.
Na contramão, a Virgin encerrará suas operações on-line. A loja virtual deve sair do ar em 19 de outubro, fechando serviços dos EUA e do Reino Unido.


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