São Paulo, quarta-feira, 03 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

diversão

Velho no visual, Fifa 08 ganha ação

Apresentando controles melhores e mais agilidade no campo, versão para PC será lançada nesta sexta

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nesta sexta-feira, Fifa 08 dá o pontapé inicial nas lojas (R$ 99, 0/xx/11/5505-3713), com um objetivo nada modesto: bater de frente com Winning Eleven, cujo lançamento, aliás, também será neste mês.
Por enquanto, só a versão para computador está disponível por aqui, mas deve chegar também para os videogames.
É bom, porque, no PC, Fifa 08 continua com o velho e defasado visual. De acordo com a EA Sports, adaptar o jogo o deixaria muito pesado, e a produtora queria que o game funcionasse mesmo em máquinas modestas. Mas há mudanças significativas dentro de campo.
A principal novidade é o modo Seja um profissional, uma temporada cooperativa para até quatro participantes jogarem em um mesmo PC.
Cada um assume um atleta, real ou criado a partir do zero. Não basta ganhar, pois há objetivos como dar uma certa quantidade de chutes a gol.

Controle e tática
No começo, é estranho ficar correndo atrás da bola e, vira e mexe, o atleta acaba em impedimento. Porém, com alguma prática, torna-se possível bolar táticas em conjunto.
Além disso, nunca em Fifa o jogador teve tanta autonomia para controlar a bola. Um joy- stick é bastante recomendável, pois facilita colocar a bola onde quiser, seja em enfiadas para os atletas avançados ou em cruzamentos para o primeiro ou segundo pau. Em suma, é o fim definitivo da "bola magnética", que passava de pé em pé sem maiores problemas.
Quando a bola não está rolando, é a vez de cuidar do esquema tático. É possível definir o posicionamento de cada um dos atletas dentro de campo, o que ajuda a explorar melhor diferentes habilidades, como finalização e velocidade.
A famigerada zaga, que em versões anteriores era causa de dor de cabeça, melhorou bem. Agora, os beques sabem como se comportar, ou seja, quando um vai para o ataque, é provável que outro permaneça atrás para dar cobertura.
Some-se a isso a licença Fifa, que se estende por 30 ligas, 40 estádios e milhares de jogadores recriados com autenticidade. A versão brasileira tem narração e comentários em português, a cargo de Nivaldo Prieto e Paulo Vinícius Coelho.
O Campeonato Brasileiro é um dos torneios disponíveis, com times e atletas bastante atualizados. Internacional, Fluminense e América de Natal aparecem com equipes genéricas; no caso dos dois primeiros, não houve tempo para fechar o contrato; em relação ao América, a EA Brasil nem sequer conseguiu estabelecer contato.


Texto Anterior: Vitrine
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Separe as contas de e-mail
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.