São Paulo, quarta-feira, 03 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESENHO À MÃO

Mesa possui camada para cópias

TB-4200, da Trust, usa uma caneta para desenhar de forma mais natural; produto ocupa muito espaço

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma coisa chama a atenção na mesa digitalizadora TB-4200 Trust: o tamanho. As dimensões da área útil para a caneta sem fio são de 22,8x30,4 cm (a maior medida é horizontal), o suficiente para colocar uma folha A4. O tamanho total é de 35x40 cm.
Sobre a área, vem uma camada de material transparente; assim, ela acomoda uma imagem fisicamente para que o usuário copie como se estivesse usando papel vegetal.
A caneta responde bem aos comandos do usuário, mesmo se usada ligeiramente inclinada. Possui 512 níveis de pressão, ou seja, conforme a força exercida e a ferramenta ou o software usado, o risco sai mais forte ou fraco. É fácil se adaptar ao mecanismo e perceber as nuances de pressão.
No alto do produto, existem teclas de atalho para serem clicadas com a caneta. Possuem funções como abrir um documento ou de copiar e colar, além de espaço para que o usuário estabeleça seus atalhos. Só que as teclas confundem-se com o desenho da mesa digitalizadora e é possível nem perceber que elas estão ali.
Ela conecta-se ao computador por uma porta USB e vem com um mouse sem fio, assim como a caneta.
A instalação da mesa e do software que acompanha o produto para seu correto funcionamento é rápida e fácil. Aprender a controlar a caneta de forma básica não é difícil.
Porém é preciso verificar se o investimento (R$ 313; www.superkit.com.br) vale a pena: algumas pessoas não se adaptam a ponto de ganhar prática para fazer desenhos.
A mesa é indicada para quem já trabalhou ou testou um aparelho semelhante, mas não é uma solução adequada para quem queira trabalhar em uma ilustração de forma simplificada e que é acostumado com o velho lápis.(GVB)


Texto Anterior: Para as crianças
Próximo Texto: Vista compacta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.