São Paulo, quarta-feira, 03 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Novos tocadores portáteis apresentam memória flash e formatos compactos e oferecem preços inferiores aos dos iPods

Cresce concorrência a toca-MP3 da Apple

MARIANA BARROS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Pelo menos uma dúzia de tocadores musicais deve entrar no mercado até o final do ano para disputar espaço com o popular toca-MP3 iPod, da Apple (www.apple.com). Só no último mês, surgiram cinco concorrentes.
Entre os mais poderosos estão os Walkmans NW-E99 e NW-E95, da Sony (www.sony.com). Os modelos são os primeiros da empresa que, além do formato Atrac, exclusivo da Sony, executam MP3. Disponíveis apenas na Europa, vêm com 1 Gbyte ou 512 Mbytes e custam 240 e 200 respectivamente. Ambos possuem memória flash em vez de disco rígido, o que diminui sua capacidade, mas torna o preço mais competitivo.
Outro concorrente é o FL300, da MPio (www.mpio.com.br), já disponível no Brasil. Semelhante a um pingente, tem fones de ouvido em forma de colar e microfone embutido.
Já a Dell (www.dell.com) investiu em boa relação custo-benefício. O Pocket DJ 5, com 5 Gbytes por US$ 200, promete fazer frente ao iPod mini, este com 4 Gbytes e preço superior, US$ 250.
O elenco de concorrentes da Apple ainda é composto por Virgin Electronics (www.virginpulse.com), Samsung (www.samsung.com), Creative (www.creative.com), Archos (www.archos.com) e Rio Audio (www.rioaudio.com). Todas tentam morder um pedaço da fatia da companhia de Steve Jobs, dona de 70% do mercado de tocadores de MP3.
Para não ficar para trás, a Apple apresentou o iPod U2 Especial Edition, inspirado na banda irlandesa U2. Uma coletânea digital com 400 canções do grupo está à venda no iTunes, loja virtual da empresa. Sites de notícias indicam que a Apple estaria preparando um iPod com memória flash no lugar de disco rígido, nos mesmos moldes dos modelos da japonesa Sony.

Loja da Microsoft
Na batalha dos portáteis, as lojas de música on-line são armamento pesado. Players da Sony e da própria Apple são abastecidos apenas por downloads feitos a partir dos respectivos portais, Sony Connect e iTunes.
Para os usuários brasileiros, a Microsoft, em parceria com a distribuidora de canções digitais iMusica, lançou o MSN Music (music.msn.com.br), com 60 mil títulos à venda.
Outra parceria do iMusica foi feita com a rádio Antena 1. As canções internacionais que caracterizam a programação estão à venda no portal (www.antena1.com.br).


Texto Anterior: Empresa reduz tarifas no Brasil
Próximo Texto: Pesquisa projeta micro de mão ideal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.