São Paulo, quarta-feira, 03 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

FUTURECOM

TV e celular de nova geração viram centros de entretenimento multimídia
As empresas que desenvolvem tecnologias voltadas às telecomunicações anunciaram na semana passada, durante a feira Futurecom, inovações que irão tornar aparelhos de televisão e telefones celulares ainda mais acessíveis para receber novos serviços e se transformar em centros multimídia.
A TV poderá comportar uma espécie de videolocadora on-line e os celulares terão capacidade de transmitir, de aparelho para aparelho, ao vivo, cenas de um casamento, por exemplo. O evento, realizado em Florianópolis, reuniu 150 expositores do mundo todo.
A expansão da oferta do acesso rápido à internet foi um dos assuntos de maior destaque. "Com a grande adesão do público à internet de banda larga, o mercado para soluções via satélite vai crescer ainda mais", disse Bjorn Ove Skejei, da européia CEO, em sua palestra.
As operadoras de telefonia fixa e móvel prometem a seus clientes pacotes que permitem desde assistir aos gols da rodada do futebol europeu pelo celular até aumento da velocidade do acesso sem fio à internet.
As gigantes IBM e Siemens levaram novos conceitos de uso da televisão para a feira. No futuro, para as duas empresas, o espectador vai conseguir locar o filme que quer sem sair à rua. A TV vai receber sinais de internet rápida e poderá servir como uma videolocadora. Pela tela, será possível navegar na rede com a mesma desenvoltura que no computador.
Os aparelhos celulares devem evoluir no que se chama de comunicação ponto a ponto. De um celular, o usuário poderá acessar arquivos, ver fotos e jogar games que estejam no aparelho de outra pessoa.
(JAIRO MARQUES, DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS)

O jornalista JAIRO MARQUES viajou a convite da Futurecom


Texto Anterior: Pesquisa projeta micro de mão ideal
Próximo Texto: Esportivo: Celular vem com recursos para quem pratica esportes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.