UOL


São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Computador com Linux tem bons programas, mas operação é difícil

DA REPORTAGEM LOCAL

A Semp Toshiba adotou uma estratégia diferente em seu computador básico, o Lince Linux 2000: como indica o nome da máquina, ela é equipada com o sistema operacional Linux, que é gratuito, em vez do Windows XP.
O Linux está evoluindo, mas ainda não é tão fácil de usar quanto o Windows. Além disso, a versão instalada no computador da Semp Toshiba apresentou problemas técnicos: durante os testes realizados, mudar a resolução do monitor (uma tarefa prosaica) foi o suficiente para danificar a interface gráfica, o que exigiu a reinstalação do sistema operacional.
Como os arquivos de ajuda e o manual impresso são superficiais e imprecisos, atividades banais -a conexão de um chaveiro USB, por exemplo- se tornam enigmas desafiadores.
Dessa forma, o usuário enfrenta dificuldades para aproveitar as qualidades do hardware: de que adianta ter portas USB frontais se você não consegue usá-las?
Por outro lado, a coleção de softwares inclusa no Lince Linux é a melhor entre os micros testados: além do ótimo navegador Mozilla, inclui os programas Gimp (uma imitação do editor fotográfico Photoshop), Evolution (cópia do software de correio Microsoft Outlook) e OpenOffice -pacote com editores de textos, planilhas e apresentações. Os programas são comandados pela interface gráfica KDE 3, que é bonita.
Além disso, o Linux é mais resistente a vírus do que o Windows, o que pode ser uma vantagem para usuários descuidados: não é preciso ficar instalando várias atualizações de segurança a cada semana.
Uma questão certamente relevante para os iniciantes é a compatibilidade do Lince Linux com programas desenvolvidos para o sistema Windows. A Semp Toshiba incluiu um software adaptador chamado Wine (appdb.winehq.com), mas ele funciona mal. Além disso, a perda de desempenho imposta pelo Wine praticamente inviabiliza o uso de games sofisticados, mesmo que o usuário adquira uma boa placa de vídeo.
A capacidade de expansão é fraca: dos dois slots PCI, um está ocupado pelo modem. Considerando que há micros com peças similares e sistema Windows pelo mesmo preço, o Lince Linux 2000 só é indicado para quem já conhece o sistema Linux e gosta dele ou acha que não conseguirá manter a segurança de um PC com Windows. (BG)


Texto Anterior: Mais caro, HP possui placa de vídeo embutida de boa qualidade
Próximo Texto: Elegante, eMac fica devendo rapidez
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.