São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Navegador Mosaic, 15, desbravou a internet

PIONEIRO >> Software ajudou a levar a interface gráfica às pessoas comuns

DA REPORTAGEM LOCAL

No princípio, era o Mosaic.
Lançado 15 anos atrás, em 1993, ele é considerado o responsável pela popularização da rede entre o público em geral. Mas não foi o primeiro navegador da história -a honra coube ao WorldWideWeb, criado dois anos antes por Tim Berners-Lee, o inventor da WWW.
A versão 1.0 do Mosaic, criado pelo estudante de computação Marc Andreessen, foi lançada em 21 de abril de 1993. O programa inovou por ser totalmente gráfico, tornando a navegação na rede mais amigável e acessível.
Em 1994, Andreessen fundou a Netscape. Começava a guerra dos navegadores. O Netscape Navigator, baseado no Mosaic, chegou a dominar 87% do mercado, até ser aniquilado pelo Internet Explorer, da Microsoft.
O legado do Mosaic pode ser visto até hoje na interface dos programas modernos, que ainda retêm elementos do navegador pioneiro, como a lista de favoritos e os botões de voltar, avançar e recarregar.
Além disso, o Internet Explorer, até a versão 6.0, lançada em 2001, era baseado no Mosaic. Já o Firefox, da Mozilla, é derivado do Netscape, descendente do Mosaic.
O pioneiro foi descontinuado em 1997. Mas quem quiser se aventurar pode fazer, em ftp://ftp.ncsa.uiuc.edu/Mosaic/, o download de versões para Windows, Mac e Unix.
(RAFAEL CAPANEMA)


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Grave foto para exibir em DVD
Próximo Texto: História
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.