São Paulo, quarta-feira, 04 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programas incrementam os celulares

DA REPORTAGEM LOCAL

Os celulares inteligentes já vêm recheados de recursos, como GPS, navegador de internet, agenda de compromissos e pacote de escritório.
Mas o conjunto pré-instalado nem sempre é suficiente: desde programas que atendem a necessidades específicas até aplicativos que são pura bobagem, é vasta a gama de opções para incrementar os aparelhos.
Quando foi lançado, em 2007, o iPhone chamou atenção pela tela sensível ao toque e pela interface simples e elegante. A princípio, porém, o aparelho não era aberto a desenvolvedores externos.
Em pouco tempo, hackers conseguiram destravar o celular para permitir a instalação de programas de terceiros.
Até que, em julho de 2008, a empresa lançou sua própria loja virtual de aplicativos, a App Store. Entre softwares gratuitos ou à venda por poucos dólares, a loja atingiu 500 milhões de downloads em janeiro de 2009, segundo a Apple.
Na esteira do sucesso da App Store, concorrentes criaram lojas de aplicativos para suas plataformas móveis.
Em outubro do ano passado, o Google lançou o Android Market, com programas para o sistema desenvolvido pelo consórcio que tem à frente o gigante das buscas.
No Congresso Mundial de Mobilidade, realizado em Barcelona no mês passado, mais duas grandes empresas anunciaram que lançarão lojas de programas de celulares: a Microsoft, com a Windows Marketplace for Mobile, e a Nokia, com a Ovi.
Veja, abaixo, uma seleção de softwares para iPhone, Android, Symbian, Windows Mobile e outras plataformas. (RC)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Planos 3G ditos ilimitados têm restrições de consumo
Próximo Texto: Confira softwares para celular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.