São Paulo, quarta-feira, 04 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Roteador com novo padrão é veloz

EFICIENTE >> Produto para montar redes sem fio tem recursos para priorizar tráfego de voz ou games

MURILO COELHO NALDI
ANDRÉ CARLOS PONCE DE LEON F. DE CARVALHO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O roteador WNR 2000, fabricado pela empresa Netgear, utiliza um padrão sem fio mais recente e possibilita a montagem de redes mais velozes e com maior área de cobertura. O produto permite acesso remoto à rede e à internet para múltiplos dispositivos simultaneamente, até com padrões distintos de transmissão. Assim, ele é ideal para uso pesado de internet, como jogos de múltiplos jogadores, para locais grandes (sem barreiras) ou múltiplos cômodos.

Características
O roteador Netgear WNR 2000 é compacto e pesa apenas 400 g. Suas antenas são internas, o que resulta em um visual limpo, porém dificulta ou até impossibilita a substituição por antenas mais potentes.
Sua principal característica é a transferência de dados por meio do novo padrão de rede sem fio IEEE 802.11n (versão 2). Além de um aumento de 15 vezes na velocidade de transferência em relação aos padrões antigos, o produto permite uma área de cobertura até cinco vezes maior.
Ele também é compatível com os padrões antigos, mas sem os ganhos. Adicionalmente, o roteador possui cinco entradas por cabos para conexão 100/10 Ethernet. É uma pena, no entanto, que não possua porta Gigabit Ethernet. Vários recursos do aparelho possibilitam a segurança e a proteção da rede. Ele possui, por exemplo, duplo firewall, para impedir acesso não-autorizado, composto por NAT e SPI. O primeiro esconde os computadores e os arquivos compartilhados da rede, enquanto o segundo inspeciona os pacotes recebidos que buscam por informações pessoais. O roteador também possui o sistema WPS, que permite a configuração automática da segurança da rede com o simples toque de um botão.
O produto tem ainda recursos multimídias baseados em qualidade de serviço (QoS). Isso permite que o roteador priorize tráfego e melhore o compartilhamento dos seus recursos com base nas diferentes aplicações que necessitam utilizá-los. A interface torna simples configurar as prioridades, definindo qual a importância dos tráfegos da voz, dos dados e das imagens. Dessa forma, aplicações multimídia sensíveis a perda de pacotes, como VoIP (voz sobre IP), vídeos e jogos interativos, são priorizadas.

Instalação
A configuração em redes com DHCP é feita automaticamente. Basta conectar o cabo de rede na entrada correta, ligar o roteador e aguardar até que a luz que indica a situação ("status") apresente cor verde. Outros tipos de conexão exigem configuração, que pode ser feita de duas formas: a primeira é por meio de um programa -tipo wizard- que auxilia na instalação e na configuração.
Apesar da opção para língua portuguesa, alguns termos técnicos importantes não foram traduzidos, o que pode dificultar o processo para leigos. A segunda, para usuários mais experientes, consiste em efetuar a configuração completa do roteador por meio do navegador de um PC. O roteador vem com informações sobre suporte oferecido pela empresa, incluindo um número 0800 que pode ser utilizado pelos clientes no país por 90 dias, a partir da data de registro do produto. A empresa oferece garantia de um ano do produto.

Funcionamento
A força do sinal foi testada para conexões com equipamentos com padrões IEEE 802.11 b/g e n. Apesar de o sinal da conexão do tipo IEEE 802.11n apresentar um desempenho consideravelmente melhor e mais veloz para distâncias sem barreiras, todas as conexões sofreram perdas significativas em testes com barreiras.

Conclusão
Leve e com um design elegante, o roteador Netgear WNR 2000 é uma boa opção para pessoas que pretendem fazer um upgrade das antigas redes wireless IEEE 802.11b/g. Apesar de o Netgear WNR 2000 possuir suporte para dispositivos IEEE 802.11b/g, seu custo só vale a pena se os dispositivos conectados na rede possuírem transferência de dados que suportem o padrão IEEE 802.11n.
Além disso, o tráfego de dados pela rede deve ser intenso, superior ao tráfego de 54/108 Mbps suportado pelos roteadores IEEE 802.11b/g atuais.


MURILO COELHO NALDI é doutorando e mestre em ciência da computação pelo ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação) da USP (Universidade de São Paulo).
ANDRÉ CARLOS PONCE DE LEON F. DE CARVALHO é doutor em Engenharia Eletrônica pela University of Kent at Canterbury, Inglaterra e professor titular do ICMC-USP.


Texto Anterior: iLife e iWork, para diversão e trabalho, chegam com interface em português
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Baixe vídeos do MSN e do Joost
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.