São Paulo, quarta-feira, 04 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blogueiros usam interação social como forma de ganhar dinheiro

KÁTIA ARIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Tem gente largando o emprego para se dedicar ao seu blog. São os chamados "probloggers", blogueiros profissionais que obtêm renda suficiente para seu sustento por meio de anúncios do site.
Quando percebeu que ganhava mais dinheiro com seu blog do que no seu emprego, em agosto de 2005, o analista de sistemas Edney Souza pediu demissão. Ele não revela as cifras, mas dá pistas. "Vivo bem, melhor do que se tivesse seguido minha carreira", diz. Souza construiu em fevereiro um "condomínio de blogs" (www.interney.net/blogs), onde estão hospedados 21 blogs. Ele fica com 20% da receita gerada e ainda obtém dinheiro com anúncios de empresas como Buscapé, Google e Mercado Livre, que pagam por clique efetuado pelos visitantes ou por ações que eles realizarem em seus sites.

Serra Pelada
As histórias de sucesso dos "probloggers" podem empolgar, mas eles alertam que não é fácil manter um blog e atrair visitantes. "As pessoas acham que o blog é um campo dos sonhos", diz Carlos Cardoso, 37, que mantém o www.contraditorium.com, e o www.carloscardoso.com.
Edney Souza tem a mesma percepção. "Muita gente vem me perguntar como ganhar dinheiro com o blog, como se fosse uma nova Serra Pelada", diz. "É uma ilusão achar que é só escrever qualquer coisa em um site gratuito e enchê-lo de anúncios." Segundo Souza, um blog de sucesso precisa ter conteúdo exclusivo e de qualidade, um bom layout e uma boa estrutura tecnológica.


Texto Anterior: Facilitando: Site unifica dados cadastrais
Próximo Texto: Mundos on-line variam temáticas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.