São Paulo, quarta-feira, 04 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portáteis

Celular inteligente substitui micro de mão

COMUNICAÇÃO SEM FIO Eventos nos EUA mostram aparelhos mais conectados à internet; fabricante Palm pode ser vendida

JULIANO BARRETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Faltam poucos pregos para fechar de vez o caixão dos micros de mão. Os portáteis, chamados também de PDAs e de handhelds, já carregaram o título de "substitutos dos PCs", mas, atualmente, não param de perder espaço para os celulares de última geração e devem mesmo sumir do mapa.
Um dos indícios dessa derrocada são as notícias sem da possível venda da Palm, que vive momento financeiro complicado e teria propostas de compra da Nokia e da Motorola, duas das maiores fabricantes de celulares.
Enquanto isso, do outro lado do front, os celulares inteligentes mostram força e novidades.
Em Orlando, em evento promovido pela Cellular Telecommunications Internet Association (www.ctiawireless.com), as empresas mostraram suas armas para embonecar os aparelhos e alcançar um acesso à internet móvel mais rápido.
A Nokia demonstrou aplicações para a rede HSPA (high speed packet access), que permitiria conexões rápidas e sem fio a conteúdo multimídia.
Já a Samsung demonstrou o F700, um celular tão completo e fino que ganhou o apelido de "ultratudo" do blog especializado Engadget (www.engadgetmobile.com).
Outra estrela do evento foi o Helio Ocean (www.helio.com), um celular com teclado embutido capaz de trocar mensagens dos padrões mais populares da atualidade, englobando SMS, e-mails e MSN Messenger.
Quem mais chamou a atenção, porém, foi o iPhone, o celular da Apple que deve chegar às prateleiras dos EUA em junho. Mostrado durante uma apresentação da ATT, o aparelho não ficou à disposição dos visitantes -foi exposto dentro de uma redoma.
Conteúdo
O Windows Mobile, sistema da Microsoft para handhelds e celulares, cresce e já domina o mercado. Está, até mesmo, em modelos da Palm.
Na semana que passou, a empresa de Bill Gates anunciou o projeto Deep Fish, um navegador especial para mostrar páginas da internet nas diminutas telinhas dos telefones.
A Fundação Mozilla também apresentou projeto semelhante, com o navegador para portáteis Minimo (www.mozilla.org/projects/minimo)


Texto Anterior: Portais também oferecem mix
Próximo Texto: Diversidade: Blackberry e aparelhos com sistemas Symbian se abrem para o entretenimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.