São Paulo, quarta-feira, 04 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canal aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Veja como usar serviço on-line que converte formatos de arquivo

José Antônio Ramalho
DA REPORTAGEM LOCAL

Falar uma única língua é um sonho antigo da humanidade.
Usar um único tipo de arquivo, porém, é o sonho de qualquer pessoa que trabalhe com a ajuda de um computador.
À medida que novos programas são criados, novos formatos de arquivo aparecem e, embora sejam parecidos e tenham a mesma finalidade, não podem ser lidos ou manipulados por outros programas que não aqueles nos quais foram criados.
Então você tem um editor de textos que não lê um documento criado por outro programa, um arquivo de música que não pode ser tocado pelo player instalado na sua máquina e por aí vão os problemas de compatibilidade.
Se, para a nossa tristeza, um formato universal de arquivo ainda não foi criado, você pode amenizar os problemas de incompatibilidade por meio de um site muito útil, que é uma autêntica torre de Babel. No site Media Convert você encontra um excelente local para converter arquivos para todos os formatos mais populares usados no seu computador. Para tanto, acesse media-convert.com.

Tudo on-line
O ponto positivo desse site é que você faz a conversão na internet. Não precisa instalar nenhum programa na sua máquina.
Esse serviço é especialmente interessante para situações de emergência, como quando você chega em uma empresa e descobre que a máquina local não possui os programas compatíveis com o formato de arquivos que você levou para a apresentação.
No Media Convert, você seleciona o arquivo que deseja converter, na sua máquina, escolhe o formato de saída e o site se encarrega de fazer o upload, converter e criar um link para você fazer o download do arquivo convertido.
O programa detecta o tipo de arquivo selecionado e oferece as possibilidades de conversão para aquele tipo de arquivo.
Se você especificar um arquivo PDF, por exemplo, ele pode converter para texto simples, RTF (compatível com o Word) e até mesmo no formato de animações para internet flash. Um arquivo de áudio em MP3 pode ser convertido para outros 22 formatos musicais diferentes.

Limites
Um arquivo em JPG é convertido para mais de uma dúzia de formatos. O Media Convert praticamente transforma alhos em bugalhos, mas tem limites.
O site não é capaz de transformar vídeos em textos ou textos em músicas. De resto, quase tudo é possível. O serviço é incrivelmente simples e é gratuito.
Converti uma imagem PNG para JPG e uma apresentação feita no PowerPoint para PDF com sucesso total.
O programa utilizado pelos serviços do site não adiciona nenhuma marca ou texto ao documento criado.
É importante, no entanto, ficar atento à qualidade de exibição de cada um dos formatos. Imagens convertidas para JPG podem perder sua definição, ficando com granulados.


Texto Anterior: Proteja-se do golpe
Próximo Texto: Consumo: Artigos de viagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.