UOL


São Paulo, quarta-feira, 04 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIVERSÃO

Flight Simulator 2004 tem mais interação; lançamento aproveita centenário do primeiro vôo da história, em 1903

Simulador faz 20 anos com nova versão

Divulgação
Tela do cockpit de um dos aviões do jogo Flight Simulator 2004


THÉO AZEVEDO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Para comemorar os 20 anos de sua popular série de simuladores de vôo, a Microsoft lança em agosto o Flight Simulator 2004: A Century of Flight. A Folha teve acesso exclusivo a uma versão de testes do game, que vem gravada em quatro CDs.
Flight Simulator 2004 também comemora o centenário do primeiro vôo da história, atribuído aos irmãos Wright e à aeronave Wright Flyer (1903). É estranha a ausência de referências, ao menos na versão de testes, ao vôo de Alberto Santos Dumont na cidade de Paris, em 1906.
Polêmicas históricas à parte, Flight Simulator 2004 está repleto de novidades, como a presença de vôos históricos a bordo de aeronaves clássicas, entre elas a própria Wright Flyer e a Douglas DC-3, primeiro avião usado em vôos comerciais. Há também aviões modernos, como o Boeing 777.
Os fãs da série podem ficar empolgados com os aprimoramentos técnicos. A interação com os dispositivos e com as funções do cockpit, por exemplo, acontece com simples cliques do mouse.
As condições climáticas também mereceram atenção especial. Em qualquer momento de um vôo vespertino, é possível modificar o período do dia para a noite ou, então, dar início a uma tempestade. Enfim, fica a critério do desafio que o piloto virtual deseja enfrentar.
O controle de tráfego aéreo foi melhorado em relação à última versão da série. Isso porque Flight Simulator 2004 tem milhares de aeroportos detalhados, e, para os pilotos iniciantes, não é difícil perder a direção exata do vôo. Mas, para evitar esse tipo de incidente, além das várias lições de aprendizado, o jogador conta com o auxílio de dispositivos GPS (Global Positioning System), que permitem saber a localização exata da aeronave.
Segundo o site oficial do game, para jogar Flight Simulator 2004 é necessário ter um Pentium II de 450 MHz, 1,8 Gbyte de espaço em disco, 128 Mbytes de memória e placa aceleradora 3D de 8 Mbytes. Na prática, porém, o jogo parece exigir muito mais que isso e chega a consumir mais de 3 Gbytes de espaço em disco.
Mas é o preço justo por um simulador de vôo de qualidade e que tem tudo para manter a hegemonia da série. Vale ressaltar ainda a durabilidade de Flight Simulator 2004: A Century of Flight, que, além de vários vôos, dá ao jogador a oportunidade de personalizar os seus, sem contar ainda o modo multijogador.

THÉO AZEVEDO é editor do site www.theogames.com.br.


Texto Anterior: Placa decepciona ao gravar vídeo
Próximo Texto: Jogo de rali mantém qualidade
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.